A COLONIZAÇÃO EUROPÉIA NAS AMÉRICAS


A conquista da América se deu de formas particulares, variando de acordo com a sociedade e a cultura dos povos subjugados. Sobre o processo de conquista dos Impérios Asteca e Inca pelos espanhois, analise as afirmativas a seguir:

 

I - O conquistador Hernán Cortez reconheceu os astecas como superiores, admirando as civilizações indígenas da América, fato que não permitiu nenhuma aliança entre o conquistador e os nativos.

II - A vitória espanhola foi sem dúvida ajudada pelas divisões políticas e étnicas do mundo indígena asteca e inca. Dessa forma, foram os próprios índios que forneceram a Cortez e Pizzarro a maior parte de seus exércitos de conquista.

III - A conquista da América não alterou em nada a economia europeia, já que grande parte do ouro e prata retirados, principalmente do México e Peru, retornaram à América como investimentos no comercio de manufaturas.

IV - O conquistador Pizzarro já havia estabelecido relações com os nativos durante a década de 1520, fato que lhe possibilitou uma vantagem em relação a Atahualpa, soberano inca na época da Conquista do Peru (1531).

 

É correto apenas o que se afirma em:


I e III
II e IV
I, II e III
I, II, III e IV
II e III

Aliada ao reino espanhol, a Igreja Católica contribuiu com tanta eficácia no processo colonizador, que se transformou numa das mais sólidas e rígidas instituições de poder colonial. Sobre a estrutura eclesiástica que foi trazida para a América espanhola, assinale a alternativa correta:


As missões ou reduções, criadas pelas ordens mendicantes, exerciam violenta censura sobre as atividades intelectuais nas colônias e perseguiam aqueles que incorriam em heresias contra a Igreja.
O Padroado e a Inquisição foram as principais instituições que asseguraram o domínio do catolicismo nas colônias.
O Tribunal da Inquisição destinava-se a promover a evangelização dos índios e a integrá-los no processo de colonização por meio de um sistema educacional.
Na América colonial foi estabelecida uma hierarquia eclesiástica diferente da Espanha, na qual o clero regular compunha a alta hierarquia da Igreja Católica.
A base da organização da Igreja era a diocese, que foi uma instituição criada exclusivamente para a atuação nas colônias.

A historiografia tradicional costuma atribuir à colonização inglesa um caráter de superioridade em relação à colonização espanhola, por aquela ser de "povoamento" enquanto esta teve o propósito de "exploração". Pelas leituras realizadas até aqui, você já deve ter percebido que as particularidades das metrópoles e as características internas das colônias é que determinaram os tipos de colonização. Os termos "povoamento" e "exploração" são muito limitados para identificar os processos coloniais nas Américas.
A propósito das diferenças e/ou semelhanças entre a ação colonizadora espanhola e inglesa, inseridas nos pressupostos do mercantilismo, considere as afirmativas abaixo:

 

I - A Inglaterra efetivou sua ação colonizadora somente no séc XVII, através das Companhias de Comércio, autorizadas pela Coroa ao comércio e colonização do sul e do norte americano.
II - Tanto na América Espanhola quanto na América Inglesa, a colonização privilegiou o propósito metropolitano de fornecimento de matéria-prima e exploração da mão-de-obra indígena.
III - Inseridas na política mercantilista de acumulação de riquezas, na América espanhola a principal atividade foi a extração dos metais, enquanto nas colônias inglesas desenvolveu-se apenas a agricultura de subsistência.
IV - Na América Espanhola, o trabalho braçal era menosprezado e ficava a cargo dos "inferiores"; já nas colônias inglesas, a influência calvinista dava ao trabalho um status de crescimento e enriquecimento, como dever de todo cristão.


É correto apenas o que se afirma em:


I, II e IV
II e III
I e IV
I e II
II, III e IV
Páginas: 1234567