ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES


“É ou não ético roubar um remédio cujo preço é inacessível, a fim de salvar alguém, que, sem ele, morreria? Seria um erro pensar que, desde sempre, os homens têm as mesmas respostas para questões desse tipo. Com o passar do tempo, as sociedades mudam e também mudam os homens que as compõem. Na Grécia Antiga, por exemplo, a existência de escravos era perfeitamente legítima: as pessoas não eram consideradas iguais entre si, e o fato de umas não terem liberdade era considerado normal. Hoje em dia, ainda que nem sempre respeitados, os Direitos Humanos impedem que alguém ouse defender, explicitamente, a escravidão como algo legítimo”.

Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Ética. Brasília, 2012. Disponível em: <portal.mec.gov.br>. Acesso em: 16 jul. 2012 (adaptado).

Com relação a ética e cidadania, avalie as afirmações seguintes.

  1. Toda pessoa tem direito ao respeito de seus semelhantes, a uma vida digna, a oportunidades de realizar seus projetos, mesmo que esteja cumprindo pena de privação de liberdade, por ter cometido delito criminal, com trâmite transitado e julgado.
  2. Sem o estabelecimento de regras de conduta, não se constroi uma sociedade democrática, pluralista por definição, e não se conta com referenciais para se instaurar a cidadania como valor.
  3. Segundo o princípio da dignidade humana, que é contrário ao preconceito, toda e qualquer pessoa é digna e merecedora de respeito, não importando, portanto, sexo, idade, cultura, raça, religião, classe social, grau de instrução e orientação sexual.

É correto apenas o que se afirma em:


2 e 3.


1, 2 e 3.


1.


1 e 2.


3.

No livro “Nos labirintos da moral”, os professores Mario Sergio Cortella e Yves de La Taille, apresentam o conceito de Anomia, oriundo da obra o “Suicídio” de Emile Durkheim – sociólogo e filosofo francês do século XIX/XX. Acerca do conceito de Anomia, analise as assertivas a seguir: 

  1. A anomia é, em verdade, a ausência plena de leis e normas.
  2. Trata-se de uma sensação de deslocamento em relação ao conjunto social.
  3. É uma sensação de estranhamento diante das variadas concepções de vida.
  4. Em síntese, é a possibilidade de significação da realidade em que se habita. 

Diante da análise realizada, pode-se afirmar que são verdadeiras somente as assertivas:


1, 2, 3 e 4.


1, 2 e 3, somente.


1 e 3, somente.


1 e 2, somente.


3 e 4, somente.

Como visto nos estudos da primeira semana, o conhecimento se desenvolve em níveis, que são diferentes entre si. Acerca desses níveis de conhecimento, enumere a primeira coluna de acordo com a segunda.

(   ) Conhecimento que usamos para orientar as ações do dia a dia.

(   ) Conhecimento que em geral não aceita ser questionado.

(   ) Conhecimento que se baseia em decisões intuitivas.

(   ) Conhecimento relacionado a produção de obras artísticas.

(   ) Conhecimento utilizado em descobertas e teorias.

(   ) Conhecimento baseado em reflexões e crítica.

1. Teológico.

2. Científico.

3. Artístico.

4. Empírico.

5. Espiritual.

6. Filosófico.


4, 6, 1, 2, 5 e 3.


2, 1, 3, 4, 5 e 6.


1, 3, 2, 4, 6 e 5.


3, 1, 2, 5, 4 e 6.


4,1,5,3,2 e 6

Como ser racional, o humano tem a capacidade de se adaptar à determinada situação. A utilização de múltiplas facetas contribui para que a vida seja possível. De outra maneira, a convivência em sociedade depende daquilo que a psicologia chama de:


Efeito.


Ação.


Realidade.


Ocasião.


Máscara.

Em sua formação moral, o indivíduo acaba não conseguindo agir só pelo seguimento aos valores, sendo necessário que exista a ética. A grosso modo, ética pode ser interpretada como análise crítica da moral. Entretanto, a compreensão ética depende muito mais da:


Consciência.


Vida.


Realidade.


Solidariedade.


Leis.

Em sua palestra sobre o humano (vídeo assistido na segunda semana), o professor Mário Sergio Cortella apresenta algumas características fundamentais da existência. Entre outras, ele faz questão de mencionar a pequenez do humano em relação ao universo. Acerca dessa reflexão, assinale a alternativa CORRETA.


A capacidade humana deve sempre superar o universo.


O humano, apesar de sua pequenez, é um ser insubstituível.


O ser humano não deve se julgar melhor que tudo e todos.


O desejo pessoal do ser deve sempre ser maior do que o todo.


A vida deve ser valorizada, principalmente pela superioridade humana.

No decorrer da análise sobre a Filosofia, fica claro que ela precisa ser praticada. Sobre a prática filosófica, assinale V para verdadeiro e F para falso.

(   ) Filosofia é um exercício de abrir fissuras na tessitura do real.

(   ) Filosofar é iluminar parcelas escusas da realidade.

(   ) A prática filosófica independe da análise do mundo.

(   ) A Filosofia é responsável por colocar caos na ordem.

(   ) Praticar a Filosofia ajuda a compreender a realidade.


F, F, V, V e F.


V, V, F, F e V.


F, F, F, F e F.


V, V, F, F e F.


V, V, V, V e V.

Em seu artigo, o professor John Searle, levanta algumas questões, tais como: “Como você sabe que as asserções elaboradas por você são realmente verdadeiras? Que tipos de evidência, suporte, argumento e verificação você pode oferecer para as asserções que você elabora?”. A esses modelos de questionamentos ele chama de:


Realismo.


Filosofismo.


Espiritualismo.


Ceticismo.


Sofismo.

A cultura, como processo oriundo da interação humana, nem sempre se estabelece como necessária consideração para a compreensão da realidade antropológica e social. Entretanto, ela exerce influência direta no comportamento coletivo e individual, caracterizando o indivíduo e o coletivo. Assim, a cultura melhor expressa em:


Conjunto de escolhas influenciadas pelo comportamento.


Conjunto de hábitos e costumes que caracterizam a sociedade.


Conjunto de situações particulares que influenciam o coletivo.


Prática coletiva para a garantia de direitos fundamentais.


Realização consciente que promove ações de mudança.

A ética é daquelas coisas das quais todo mundo sabe o que, mas que não são fáceis de explicar, quando alguém pergunta. Tradicionalmente ela é entendida como um estudo ou uma reflexão, científica ou filosófica, e eventualmente até teológica, sobre os costumes ou sobre as ações humanas. Mas também chamamos de ética a própria vida, quando conforme aos costumes considerados corretos. A ética pode ser o estudo das ações ou dos costumes, e pode ser a própria realização de um tipo de comportamento. 

Sendo o humano formado pelos seus valores e crenas, o comportamento ético é aquele que possibilita a convivência de valores diferentes numa sociedade de iguais. Dessa maneira, é correto afirmar que o humano é igual nas diferenças. Em muitos casos, a humanidade não se preocupa com o comportamento ético principalmente por que:


Os valores não são coletivos.


A ética precisa ser refletida.


Nem todos sabem o que é ética.


O excesso de leis anula a moral.


O egoísmo é maior do que o coletivismo.

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