JOGOS DE EMPRESA
O dilema dos prisioneiros é um exemplo na teoria dos jogos no qual dois prisioneiros devem decidir separadamente se confessam o crime; se um deles confessar, receberá uma sentença mais leve e seu cúmplice uma mais pesada, mas se nenhum deles confessar, as sentenças serão mais leves do que se ambos tivessem confessado (Pindyck; Rubinfeld, 2010, p.408).
Nessa direção, a partir do que você aprendeu sobre o referido dilema, considere F (falsa) ou V (verdadeira) cada uma das proposições a seguir. Assinale a alternativa correta:
I. [ ] O dilema dos prisioneiros não proporciona estabilidade de preços nos mercados oligopolistas.
II. [ ] A liderança de preço é uma forma implícita de acordo que, às vezes, consegue contornar o dilema dos prisioneiros.
III. [ ] Por mais desejável que a cooperação possa ser, cada empresa estará preocupada com a possibilidade de que, ao praticar a competição passiva, o concorrente decida competir agressivamente e obtenha assim uma fatia muito maior do mercado.
IV. [ ] Da mesma forma que os prisioneiros, cada empresa oligopolista poderá sentir-se estimulada a furar o acordo firmado e vender por menos do que a concorrência, e cada uma delas sabe que o concorrente tem incentivo semelhante.