BRASIL CONTEMPORÂNEO: DO POPULISMO À NOVA REPÚBLICA
O seguinte texto aborda os aspectos pontuais e complexos relativos à política trabalhista que caracterizou o Estado Novo de Getúlio Vargas. Leia-o com atenção:
A relação dos trabalhadores com o governo era complexa e, por isso, gera muitas controvérsias entre os intérpretes desse período. Para alguns autores, a atuação de Vargas foi benéfica para os trabalhadores, mas outros salientam o caráter autoritário dessa política que resultou na impossibilidade de atuação independente desse setor social. Os dois lados devem ser levados em conta para a compreensão desse fenômeno: os benefícios da legislação social que resultaram em direitos adquiridos e proteção mínima no que se refere à exploração que até então caracterizou o mundo do trabalho são inegáveis (CAPELATO, Maria Helena. O Estado Novo: o que trouxe de novo? In: FERREIRA, Jorge Luiz; DELGADO, Lucilia de Almeida (org). O Brasil Republicano: o tempo do nacional-estatismo do início da década de 1930 ao apogeu do Estado Novo. Vol. 2. RJ: Civilização Brasileira, 2003., p. 120 e 121).
Considerando o discutido no texto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Inspirado na Carta del Lavoro do regime fascista italiano, o Governo iniciou a reorganização do movimento operário, tentando transformar as organizações sindicais, de patrões e empregados, em órgãos de colaboração de classe e base de seu poder político.
( ) Os ideais trabalhistas que nortearam a trajetória de Vargas deveriam ser suficientes para controlar os ânimos da classe. Para o governo, investir na questão do trabalho era útil, tanto para conter alguma sublevação por parte dos trabalhadores, quanto para ampliar o mercado consumidor e fortificar a indústria nacional.
( ) Podemos analisar essa iniciativa do Estado Novo em diversas perspectivas, contudo ficará sempre claro que a grande motivação do governo consistia no controle da classe trabalhadora. O controle dos trabalhadores foi institucionalizado pelo Estado Novo. Para o governo, era uma ferramenta essencial para manter estáveis suas bases políticas.
( ) Vargas pretendia, somente, nivelar a ordem social vigente e garantir bem-estar social para toda classe trabalhadora, confrontando a classe patronal e defendendo, acima de tudo, os interesses do proletariado.
Assinale a alternativa com a sequência correta: