TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO


Segundo Busaro (1998, p. 51)

[...] as telecomunicações favorecem a coleta de dados e o acesso aos bancos disponíveis: o audiovisual favorece a apresentação explicativa e ilustrativa do real; a informatica favorece a classificação, hierarquização dos dados coletados e a criação de situações de simulação. 

(BUSATO, Luiz R. Tecnologias de Informação, comunicação e educação. Cadernos de Pesquisa. São Paulo: Funcação Carlos Chagas, 1998)

Portanto cada recursos tecnológico tem a sua adequação medida de acordo com os objetivos pretendidos. Para que o professor consiga utilizar as tecnologias de forma produtiva é necessário:




  • que a direção da escola obtenha formação adequada para sua utilização sendo capaz de integrar os meios com o processo de ensino.
  • que a supervisão pedagógica obtenha formação adequada para sua utilização sendo capaz de integrar os meios com o processo de ensino.
  • que a infraestrutura seja adequada para o funcionamento das tecnologias sendo capaz de integrar os meios com o processo de ensino.
  • que o professor, juntamente com equipe da escola, obtenha formação adequada para sua utilização sendo capaz de integrar os meios com o processo de ensino.
  • que os alunos obtenham formação adequada para sua utilização sendo capaz de utilizar o computador.