CURSO DE FORMAÇÃO: CONHECIMENTOS SOCIOECONOMICOS E CULTURAIS III


(ENADE 2006 ) O presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman discursou na cerimônia [de abertura das Paraolimpíadas]. Nuzman exaltou os brasileiros e defendeu a construção de um mundo novo, onde não haja diferenças entre as pessoas. “Celebramos um novo desafio, construir um mundo novo, mais acessível para todos. Mais justo e fraterno, onde todos possam caminhar, lado a lado sem obstáculos. É uma lição difícil, que nos faz mais fortes. Quando todos duvidam, nós brasileiros crescemos. Somos o país das realizações impossíveis. […] Estamos juntos pela igualdade entre as pessoas. Gente que mesmo parecendo diferente tem o mesmo coração”, disse Nuzman. EBC Agência Brasil, 07/09/2016. Disponível em: . Acesso em jul. 2018.   O trecho do discurso do presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, nos leva a refletir sobre a importância da inclusão social, que significa hoje discutir cidadania, democracia, igualdade, respeito às diferenças e aos direitos fundamentais das pessoas com deficiência. E nos impõe o desafio de construir um mundo acessível. Por acessibilidade, entende-se:  




  • O acesso exclusivo de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida a locais públicos, sendo obrigatório criar entradas e saídas próprias para esses usuários.
  • Qualquer impedimento de natureza física, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade.
  • A construção, a reforma, a ampliação ou a mudança de uso de edificações       abertas ao público, para possibilitar seu uso às pessoas com deficiência.
  • A utilização, com segurança e autonomia, de espaços urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, pelas pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
  • A concepção de produtos, ambientes, programas e serviços a serem usados por todas as pessoas, sem necessidade de adaptação ou de projeto específico.