PRIMEIROS SOCORROS
Em um bairro distante do centro da cidade fictícia de Laranjal houve um confronto entre dois grupos rivais para assumir o controle da região. Durante o confronto, uma vítima foi atingida por disparos de arma de fogo de grande calibre que atingiu o tórax, o braço e o flanco, ambos do lado direito da vítima. A vítima caiu ao chão e foi possível ver uma considerável quantidade de sangramento no local. Um morador acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e relatou o acontecido. Desta forma, considerando o ocorrido, o médico na central de regulação do SAMU solicitou o envio de qual tipo de viatura para o atendimento móvel pré-hospitalar? Assinale a seguir a alternativa que contém a resposta correta.
Uma ambulância de suporte básico que irá transportar a vítima para a unidade de pronto atendimento, pois a vítima não foi classificada pelo médico da central de regulação com a gravidade necessária que justifique intervenção médica no local.
Uma ambulância de transporte que é destinada ao transporte da vítima, em decúbito horizontal, para leva-la do local até a unidade de pronto atendimento.
Uma ambulância de suporte avançado, pois a vítima foi classificada como emergência de alto risco e que necessita de cuidados médicos intensivos.
Uma ambulância de resgate que é destinada ao atendimento de urgências pré-hospitalares de vítimas presentes em locais de difícil acesso.
Uma ambulância de suporte avançado que irá remover a vítima, em decúbito horizontal, até uma unidade de pronto atendimento, pois a vítima foi classificada como urgência médica sem risco iminente de vida.
Vamos imaginar que você encontrou um adulto, caído no chão, inconsciente e, próximo a sua boca, continha vômito com restos alimentares. Ainda, você observou que a vítima está cianótica e com dificuldade respiratória e logo suspeitou que a vítima poderia estar sofrendo de obstrução das vias aéreas. Você, com os seus conhecimentos resolveu aplicar as manobras para desobstruir as vias aéreas dessa vítima. Leia as assertivas abaixo e identifique as verdadeiras. Em seguida encontre a alternativa que contém as manobras corretas para serem realizadas para esse caso.
I- Realizar as manobras de Heimlich ao aplicar cinco compressões no abdome, no sentido para dentro e para cima.
II- Posicionar o adulto sentado e aplicar cinco impulsos rápidos e vigorosos, no sentido para dentro e para cima, contra o abdome da vítima.
III- Realizar a técnica de varredura digital com a finalidade de remover os restos alimentares do vômito e, em seguida fazer cinco ventilações boca-a-boca.
IV- As compressões no abdome são realizadas na linha média, entre a cicatriz umbilical e o processo xifoide.
As manobras corretas estão contidas nas afirmativas II e III apenas.
As manobras corretas estão contidas nas afirmativas III e IV apenas.
As manobras corretas estão contidas nas afirmativas II, III e IV apenas.
As manobras corretas estão contidas nas afirmativas I e IV apenas.
As manobras corretas estão contidas nas afirmativas I, II e III apenas.
Vamos imaginar que você combinou de encontrar uma colega de trabalho que está gravida de sete meses para almoçar. Durante o almoço, ela engasgou com um pedaço de mandioca, logo em seguida, ela levou as mãos ao redor do pescoço e apresentou tosse intensa. Você logo identificou que a sua colega estava com obstrução das vias aéreas e iniciou os procedimentos de primeiros socorros. Leia as assertivas abaixo e identifique as verdadeiras. Em seguida encontre a alternativa que contém as manobras corretas para serem realizadas para esse caso.
I- Realizar as manobras de Heimlich ao aplicar cinco compressões na linha média do abdome, entre a cicatriz umbilical e o processo xifoide.
II- Identificar a linha média do tórax, entre o manúbrio do esterno e o processo xifoide e, nesse ponto, aplicar as compressões para expelir o pedaço do alimento.
III- Posicionar a sua colega no chão, em decúbito dorsal, e aplicar cinco impulsos rápidos e vigorosos contra o seu abdome.
A manobra correta está contida na afirmativa II apenas.
A manobra correta está contida na afirmativa I apenas.
A manobra correta está contida na afirmativa III apenas.
As manobras corretas estão contidas nas afirmativas I, II e III apenas.
As manobras corretas estão contidas nas afirmativas I e III apenas.
A abertura das vias aéreas é um dos passos realizados pelos socorristas, pois segundo a American Heart Association (AHA) a queda da língua, em vítimas inconscientes, pode obstruir as vias aéreas e impedir que as ventilações sejam efetivas. Analise as assertivas a seguir e identifique as verdadeiras em relação a abertura das vias aéreas.
I- Uma das manobras realizadas para abrir as vias aéreas da vítima em PCR é conhecida como Head tilt Chin Lift, desta forma, ao aplicá-la, o socorrista inclina a cabeça da vítima para trás e eleva o seu queixo.
II- A manobra de Head tilt Chin Lift para a abertura das vias aéreas é amplamente utilizada nos casos em que a vítima sofreu uma PCR em decorrência de um traumatismo cranioencefálico.
III- A manobra Jaw Thrust, ou seja, inclinar a cabeça da vítima para trás e elevar o seu queixo é a mais recomendada para abertura das vias aéreas em vítimas com ausência de evidências de traumatismos na cabeça ou no pescoço.
IV- A manobra Jaw Thrust consiste em elevar a mandíbula da vítima, em PCR, com suspeita de trauma raquimedular.
Apenas as assertivas II e IV são verdadeiras.
As assertivas I e III são verdadeiras.
As assertivas I e II são verdadeiras.
As assertivas I e IV são verdadeiras.
Apenas as assertivas III e IV são verdadeiras.
As causas para a ocorrência de PCR em bebês e crianças são diferentes das causas encontradas em adultos, portanto, a corrente de sobrevivência infantil possui elos diferentes em relação à corrente aplicada em adultos. Cada um dos elos da corrente corresponde as ações que deverão ser realizadas pelo socorrista para que a criança ou o bebê tenha maiores chances de sobrevivência após sofrer uma PCR. Assinale a alternativa que contém a resposta certa de acordo com o significado de cada elo da corrente representada pela figura abaixo:

AHA, 2020.
A figura do quarto elo representa oferecer um transporte rápido, de ambulância, até o hospital mais próximo.
A figura do primeiro elo significa que a criança deve ser transportada na cadeirinha ou no bebê conforto do automóvel de acordo com a faixa etária de cada criança.
A figura do terceiro elo corresponde as manobras de ressuscitação cardiopulmonar realizadas pelo socorrista o mais breve possível.
A figura do segundo elo corresponde as compressões cardíacas que deverão ser realizadas na metade superior do externo no caso de bebês e na metade inferior do esterno no caso de crianças.
A figura do quinto elo significa desfibrilação precoce na criança para restabelecer os batimentos cardíacos sincronizados.
As urgências e emergências são classificação em quatro níveis, para tanto, o socorrista deverá reconhecer a gravidade dos casos para promover ações de primeiros socorros para a vítima que irá ter a prioridade. Leia as assertivas a seguir e identifique as verdadeiras.
I. Ao identificar a vítima em risco de vida ou com perda funcional grave, temos a emergência de nível 1.
II. A urgência classificada em nível 2, a prioridade é moderada e o atendimento da vítima deve ser iniciado até 4 horas após sofrer o agravo.
III. Na urgência de nível 3, a prioridade é moderada pois ainda há risco de vida ou de perda de funcional grave.
IV. No nível 4, a prioridade é mínima e a vítima pode ser atendida em uma unidade de saúde.
Análise as alternativas a seguir e assinale a correta.
Apenas as assertivas I e II estão corretas.
Apenas as assertivas I e IV estão corretas.
Apenas as assertivas II e IV estão corretas.
Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas.
Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.
De acordo com Potter, a pressão arterial (PA) pode ser classificada em estágios. Assinale abaixo a alternativa que contém os valores relativos à pressão arterial sistólica (PAS) e a pressão arterial diastólica (PAD) para um adulto em crise hipertensiva, considerado uma situação de urgência que necessita de cuidados.
A PAS acima de 180 e a PAD abaixo de 100 mmHg.
A PAS acima de 140 e a PAD abaixo de 100 mmHg.
A PAS está entre 140 a 159 e PAD entre 90 a 99 mmHg.
A PAS acima de 180 e a PAD acima de 120 mmHg.
A PAS entre 70 a 120 e PAD 50 a 80 mmHg.
Na avaliação da cinemática do trauma, o socorrista deverá estabelecer a dinâmica dos acontecimentos e o mecanismo da lesão para que possa analisar a situação e prestar os primeiros socorros às vítimas com maior eficácia. Vamos imaginar uma colisão frontal de um automóvel contra um muro à 50 km/h (barreira estática). O veículo ficou com a frente muito amassada e o ocupante com ferimentos. Diante dessa situação, você como socorrista chegou até a cena do acidente e se perguntou “o que aconteceu”? Ao pensar na cinemática do trauma e nas condições do motorista analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa que contém a resposta correta.
- Ao colidir com uma barreira física estática, a energia cinética permanece inalterada e as vítimas ocupantes do veículo tendem a sofrer apenas ferimentos leves.
- O socorrista analisa as circunstâncias presentes na cena com a finalidade de estabelecer correlação entre o acidente e os traumas sofridos pelo motorista.
- Os ferimentos encontrados no motorista do veículo não são resultados da influência da energia cinética ocorrido durante a colisão.
- O motorista pode apresentar ferimentos traumáticos localizados no tórax, abdome e coluna.
Apenas as assertivas 1 e 4 são verdadeiras.
Apenas as assertivas 2 e 3 são verdadeiras.
Apenas as assertivas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
Apenas as assertivas 2 e 4 são verdadeiras.
Apenas as assertivas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
O socorrista, na cena do acidente, deve se questionar se o local oferece segurança para si próprio, para a vítima e para terceiros. Desta forma, a segurança na cena do acidente deve ser prioridade, para que, se possa evitar novos acidentes e consequentemente mais vítimas a serem socorridas. Para tanto, a regra dos três Ss o ajudará a avaliar se o local é seguro. Leia as alternativas a seguir e assinale aquela que o socorrista deverá adotar na cena do acidente para manter a segurança do local.
O socorrista irá utilizar da “regra de situação” ao improvisar na cena do acidente os equipamentos de proteção individual para entrar em contato com os fluídos corporais da vítima.
O socorrista irá utilizar da “regra de situação” ao realizar o levantamento dos possíveis riscos à integridade física dos presentes na cena.
O socorrista irá utilizar da “regra de cena” ao levantar as possíveis causas que culminaram no acidente.
O socorrista irá utilizar da “regra de segurança” ao tomar o relato da vítima e das testemunhas sobre a análise da segurança local que antecedeu o acidente.
O socorrista irá utilizar da “regra de segurança” ao sinalizar corretamente a via onde ocorreu o acidente com cones e triângulo em uma distância segura da vítima.
Uma ambulância de suporte básico que irá transportar a vítima para a unidade de pronto atendimento, pois a vítima não foi classificada pelo médico da central de regulação com a gravidade necessária que justifique intervenção médica no local.
Uma ambulância de transporte que é destinada ao transporte da vítima, em decúbito horizontal, para leva-la do local até a unidade de pronto atendimento.
Uma ambulância de suporte avançado, pois a vítima foi classificada como emergência de alto risco e que necessita de cuidados médicos intensivos.
Uma ambulância de resgate que é destinada ao atendimento de urgências pré-hospitalares de vítimas presentes em locais de difícil acesso.
Uma ambulância de suporte avançado que irá remover a vítima, em decúbito horizontal, até uma unidade de pronto atendimento, pois a vítima foi classificada como urgência médica sem risco iminente de vida.
Vamos imaginar que você encontrou um adulto, caído no chão, inconsciente e, próximo a sua boca, continha vômito com restos alimentares. Ainda, você observou que a vítima está cianótica e com dificuldade respiratória e logo suspeitou que a vítima poderia estar sofrendo de obstrução das vias aéreas. Você, com os seus conhecimentos resolveu aplicar as manobras para desobstruir as vias aéreas dessa vítima. Leia as assertivas abaixo e identifique as verdadeiras. Em seguida encontre a alternativa que contém as manobras corretas para serem realizadas para esse caso.
I- Realizar as manobras de Heimlich ao aplicar cinco compressões no abdome, no sentido para dentro e para cima.
II- Posicionar o adulto sentado e aplicar cinco impulsos rápidos e vigorosos, no sentido para dentro e para cima, contra o abdome da vítima.
III- Realizar a técnica de varredura digital com a finalidade de remover os restos alimentares do vômito e, em seguida fazer cinco ventilações boca-a-boca.
IV- As compressões no abdome são realizadas na linha média, entre a cicatriz umbilical e o processo xifoide.
As manobras corretas estão contidas nas afirmativas II e III apenas.
As manobras corretas estão contidas nas afirmativas III e IV apenas.
As manobras corretas estão contidas nas afirmativas II, III e IV apenas.
As manobras corretas estão contidas nas afirmativas I e IV apenas.
As manobras corretas estão contidas nas afirmativas I, II e III apenas.
Vamos imaginar que você combinou de encontrar uma colega de trabalho que está gravida de sete meses para almoçar. Durante o almoço, ela engasgou com um pedaço de mandioca, logo em seguida, ela levou as mãos ao redor do pescoço e apresentou tosse intensa. Você logo identificou que a sua colega estava com obstrução das vias aéreas e iniciou os procedimentos de primeiros socorros. Leia as assertivas abaixo e identifique as verdadeiras. Em seguida encontre a alternativa que contém as manobras corretas para serem realizadas para esse caso.
I- Realizar as manobras de Heimlich ao aplicar cinco compressões na linha média do abdome, entre a cicatriz umbilical e o processo xifoide.
II- Identificar a linha média do tórax, entre o manúbrio do esterno e o processo xifoide e, nesse ponto, aplicar as compressões para expelir o pedaço do alimento.
III- Posicionar a sua colega no chão, em decúbito dorsal, e aplicar cinco impulsos rápidos e vigorosos contra o seu abdome.
A manobra correta está contida na afirmativa II apenas.
A manobra correta está contida na afirmativa I apenas.
A manobra correta está contida na afirmativa III apenas.
As manobras corretas estão contidas nas afirmativas I, II e III apenas.
As manobras corretas estão contidas nas afirmativas I e III apenas.
A abertura das vias aéreas é um dos passos realizados pelos socorristas, pois segundo a American Heart Association (AHA) a queda da língua, em vítimas inconscientes, pode obstruir as vias aéreas e impedir que as ventilações sejam efetivas. Analise as assertivas a seguir e identifique as verdadeiras em relação a abertura das vias aéreas.
I- Uma das manobras realizadas para abrir as vias aéreas da vítima em PCR é conhecida como Head tilt Chin Lift, desta forma, ao aplicá-la, o socorrista inclina a cabeça da vítima para trás e eleva o seu queixo.
II- A manobra de Head tilt Chin Lift para a abertura das vias aéreas é amplamente utilizada nos casos em que a vítima sofreu uma PCR em decorrência de um traumatismo cranioencefálico.
III- A manobra Jaw Thrust, ou seja, inclinar a cabeça da vítima para trás e elevar o seu queixo é a mais recomendada para abertura das vias aéreas em vítimas com ausência de evidências de traumatismos na cabeça ou no pescoço.
IV- A manobra Jaw Thrust consiste em elevar a mandíbula da vítima, em PCR, com suspeita de trauma raquimedular.
Apenas as assertivas II e IV são verdadeiras.
As assertivas I e III são verdadeiras.
As assertivas I e II são verdadeiras.
As assertivas I e IV são verdadeiras.
Apenas as assertivas III e IV são verdadeiras.
As causas para a ocorrência de PCR em bebês e crianças são diferentes das causas encontradas em adultos, portanto, a corrente de sobrevivência infantil possui elos diferentes em relação à corrente aplicada em adultos. Cada um dos elos da corrente corresponde as ações que deverão ser realizadas pelo socorrista para que a criança ou o bebê tenha maiores chances de sobrevivência após sofrer uma PCR. Assinale a alternativa que contém a resposta certa de acordo com o significado de cada elo da corrente representada pela figura abaixo:

AHA, 2020.
A figura do quarto elo representa oferecer um transporte rápido, de ambulância, até o hospital mais próximo.
A figura do primeiro elo significa que a criança deve ser transportada na cadeirinha ou no bebê conforto do automóvel de acordo com a faixa etária de cada criança.
A figura do terceiro elo corresponde as manobras de ressuscitação cardiopulmonar realizadas pelo socorrista o mais breve possível.
A figura do segundo elo corresponde as compressões cardíacas que deverão ser realizadas na metade superior do externo no caso de bebês e na metade inferior do esterno no caso de crianças.
A figura do quinto elo significa desfibrilação precoce na criança para restabelecer os batimentos cardíacos sincronizados.
As urgências e emergências são classificação em quatro níveis, para tanto, o socorrista deverá reconhecer a gravidade dos casos para promover ações de primeiros socorros para a vítima que irá ter a prioridade. Leia as assertivas a seguir e identifique as verdadeiras.
I. Ao identificar a vítima em risco de vida ou com perda funcional grave, temos a emergência de nível 1.
II. A urgência classificada em nível 2, a prioridade é moderada e o atendimento da vítima deve ser iniciado até 4 horas após sofrer o agravo.
III. Na urgência de nível 3, a prioridade é moderada pois ainda há risco de vida ou de perda de funcional grave.
IV. No nível 4, a prioridade é mínima e a vítima pode ser atendida em uma unidade de saúde.
Análise as alternativas a seguir e assinale a correta.
Apenas as assertivas I e II estão corretas.
Apenas as assertivas I e IV estão corretas.
Apenas as assertivas II e IV estão corretas.
Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas.
Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.
De acordo com Potter, a pressão arterial (PA) pode ser classificada em estágios. Assinale abaixo a alternativa que contém os valores relativos à pressão arterial sistólica (PAS) e a pressão arterial diastólica (PAD) para um adulto em crise hipertensiva, considerado uma situação de urgência que necessita de cuidados.
A PAS acima de 180 e a PAD abaixo de 100 mmHg.
A PAS acima de 140 e a PAD abaixo de 100 mmHg.
A PAS está entre 140 a 159 e PAD entre 90 a 99 mmHg.
A PAS acima de 180 e a PAD acima de 120 mmHg.
A PAS entre 70 a 120 e PAD 50 a 80 mmHg.
Na avaliação da cinemática do trauma, o socorrista deverá estabelecer a dinâmica dos acontecimentos e o mecanismo da lesão para que possa analisar a situação e prestar os primeiros socorros às vítimas com maior eficácia. Vamos imaginar uma colisão frontal de um automóvel contra um muro à 50 km/h (barreira estática). O veículo ficou com a frente muito amassada e o ocupante com ferimentos. Diante dessa situação, você como socorrista chegou até a cena do acidente e se perguntou “o que aconteceu”? Ao pensar na cinemática do trauma e nas condições do motorista analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa que contém a resposta correta.
- Ao colidir com uma barreira física estática, a energia cinética permanece inalterada e as vítimas ocupantes do veículo tendem a sofrer apenas ferimentos leves.
- O socorrista analisa as circunstâncias presentes na cena com a finalidade de estabelecer correlação entre o acidente e os traumas sofridos pelo motorista.
- Os ferimentos encontrados no motorista do veículo não são resultados da influência da energia cinética ocorrido durante a colisão.
- O motorista pode apresentar ferimentos traumáticos localizados no tórax, abdome e coluna.
Apenas as assertivas 1 e 4 são verdadeiras.
Apenas as assertivas 2 e 3 são verdadeiras.
Apenas as assertivas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
Apenas as assertivas 2 e 4 são verdadeiras.
Apenas as assertivas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
O socorrista, na cena do acidente, deve se questionar se o local oferece segurança para si próprio, para a vítima e para terceiros. Desta forma, a segurança na cena do acidente deve ser prioridade, para que, se possa evitar novos acidentes e consequentemente mais vítimas a serem socorridas. Para tanto, a regra dos três Ss o ajudará a avaliar se o local é seguro. Leia as alternativas a seguir e assinale aquela que o socorrista deverá adotar na cena do acidente para manter a segurança do local.
O socorrista irá utilizar da “regra de situação” ao improvisar na cena do acidente os equipamentos de proteção individual para entrar em contato com os fluídos corporais da vítima.
O socorrista irá utilizar da “regra de situação” ao realizar o levantamento dos possíveis riscos à integridade física dos presentes na cena.
O socorrista irá utilizar da “regra de cena” ao levantar as possíveis causas que culminaram no acidente.
O socorrista irá utilizar da “regra de segurança” ao tomar o relato da vítima e das testemunhas sobre a análise da segurança local que antecedeu o acidente.
O socorrista irá utilizar da “regra de segurança” ao sinalizar corretamente a via onde ocorreu o acidente com cones e triângulo em uma distância segura da vítima.
As manobras corretas estão contidas nas afirmativas II e III apenas.
As manobras corretas estão contidas nas afirmativas III e IV apenas.
As manobras corretas estão contidas nas afirmativas II, III e IV apenas.
As manobras corretas estão contidas nas afirmativas I e IV apenas.
As manobras corretas estão contidas nas afirmativas I, II e III apenas.
Vamos imaginar que você combinou de encontrar uma colega de trabalho que está gravida de sete meses para almoçar. Durante o almoço, ela engasgou com um pedaço de mandioca, logo em seguida, ela levou as mãos ao redor do pescoço e apresentou tosse intensa. Você logo identificou que a sua colega estava com obstrução das vias aéreas e iniciou os procedimentos de primeiros socorros. Leia as assertivas abaixo e identifique as verdadeiras. Em seguida encontre a alternativa que contém as manobras corretas para serem realizadas para esse caso.
I- Realizar as manobras de Heimlich ao aplicar cinco compressões na linha média do abdome, entre a cicatriz umbilical e o processo xifoide.
II- Identificar a linha média do tórax, entre o manúbrio do esterno e o processo xifoide e, nesse ponto, aplicar as compressões para expelir o pedaço do alimento.
III- Posicionar a sua colega no chão, em decúbito dorsal, e aplicar cinco impulsos rápidos e vigorosos contra o seu abdome.
A manobra correta está contida na afirmativa II apenas.
A manobra correta está contida na afirmativa I apenas.
A manobra correta está contida na afirmativa III apenas.
As manobras corretas estão contidas nas afirmativas I, II e III apenas.
As manobras corretas estão contidas nas afirmativas I e III apenas.
A abertura das vias aéreas é um dos passos realizados pelos socorristas, pois segundo a American Heart Association (AHA) a queda da língua, em vítimas inconscientes, pode obstruir as vias aéreas e impedir que as ventilações sejam efetivas. Analise as assertivas a seguir e identifique as verdadeiras em relação a abertura das vias aéreas.
I- Uma das manobras realizadas para abrir as vias aéreas da vítima em PCR é conhecida como Head tilt Chin Lift, desta forma, ao aplicá-la, o socorrista inclina a cabeça da vítima para trás e eleva o seu queixo.
II- A manobra de Head tilt Chin Lift para a abertura das vias aéreas é amplamente utilizada nos casos em que a vítima sofreu uma PCR em decorrência de um traumatismo cranioencefálico.
III- A manobra Jaw Thrust, ou seja, inclinar a cabeça da vítima para trás e elevar o seu queixo é a mais recomendada para abertura das vias aéreas em vítimas com ausência de evidências de traumatismos na cabeça ou no pescoço.
IV- A manobra Jaw Thrust consiste em elevar a mandíbula da vítima, em PCR, com suspeita de trauma raquimedular.
Apenas as assertivas II e IV são verdadeiras.
As assertivas I e III são verdadeiras.
As assertivas I e II são verdadeiras.
As assertivas I e IV são verdadeiras.
Apenas as assertivas III e IV são verdadeiras.
As causas para a ocorrência de PCR em bebês e crianças são diferentes das causas encontradas em adultos, portanto, a corrente de sobrevivência infantil possui elos diferentes em relação à corrente aplicada em adultos. Cada um dos elos da corrente corresponde as ações que deverão ser realizadas pelo socorrista para que a criança ou o bebê tenha maiores chances de sobrevivência após sofrer uma PCR. Assinale a alternativa que contém a resposta certa de acordo com o significado de cada elo da corrente representada pela figura abaixo:

AHA, 2020.
A figura do quarto elo representa oferecer um transporte rápido, de ambulância, até o hospital mais próximo.
A figura do primeiro elo significa que a criança deve ser transportada na cadeirinha ou no bebê conforto do automóvel de acordo com a faixa etária de cada criança.
A figura do terceiro elo corresponde as manobras de ressuscitação cardiopulmonar realizadas pelo socorrista o mais breve possível.
A figura do segundo elo corresponde as compressões cardíacas que deverão ser realizadas na metade superior do externo no caso de bebês e na metade inferior do esterno no caso de crianças.
A figura do quinto elo significa desfibrilação precoce na criança para restabelecer os batimentos cardíacos sincronizados.
As urgências e emergências são classificação em quatro níveis, para tanto, o socorrista deverá reconhecer a gravidade dos casos para promover ações de primeiros socorros para a vítima que irá ter a prioridade. Leia as assertivas a seguir e identifique as verdadeiras.
I. Ao identificar a vítima em risco de vida ou com perda funcional grave, temos a emergência de nível 1.
II. A urgência classificada em nível 2, a prioridade é moderada e o atendimento da vítima deve ser iniciado até 4 horas após sofrer o agravo.
III. Na urgência de nível 3, a prioridade é moderada pois ainda há risco de vida ou de perda de funcional grave.
IV. No nível 4, a prioridade é mínima e a vítima pode ser atendida em uma unidade de saúde.
Análise as alternativas a seguir e assinale a correta.
Apenas as assertivas I e II estão corretas.
Apenas as assertivas I e IV estão corretas.
Apenas as assertivas II e IV estão corretas.
Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas.
Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.
De acordo com Potter, a pressão arterial (PA) pode ser classificada em estágios. Assinale abaixo a alternativa que contém os valores relativos à pressão arterial sistólica (PAS) e a pressão arterial diastólica (PAD) para um adulto em crise hipertensiva, considerado uma situação de urgência que necessita de cuidados.
A PAS acima de 180 e a PAD abaixo de 100 mmHg.
A PAS acima de 140 e a PAD abaixo de 100 mmHg.
A PAS está entre 140 a 159 e PAD entre 90 a 99 mmHg.
A PAS acima de 180 e a PAD acima de 120 mmHg.
A PAS entre 70 a 120 e PAD 50 a 80 mmHg.
Na avaliação da cinemática do trauma, o socorrista deverá estabelecer a dinâmica dos acontecimentos e o mecanismo da lesão para que possa analisar a situação e prestar os primeiros socorros às vítimas com maior eficácia. Vamos imaginar uma colisão frontal de um automóvel contra um muro à 50 km/h (barreira estática). O veículo ficou com a frente muito amassada e o ocupante com ferimentos. Diante dessa situação, você como socorrista chegou até a cena do acidente e se perguntou “o que aconteceu”? Ao pensar na cinemática do trauma e nas condições do motorista analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa que contém a resposta correta.
- Ao colidir com uma barreira física estática, a energia cinética permanece inalterada e as vítimas ocupantes do veículo tendem a sofrer apenas ferimentos leves.
- O socorrista analisa as circunstâncias presentes na cena com a finalidade de estabelecer correlação entre o acidente e os traumas sofridos pelo motorista.
- Os ferimentos encontrados no motorista do veículo não são resultados da influência da energia cinética ocorrido durante a colisão.
- O motorista pode apresentar ferimentos traumáticos localizados no tórax, abdome e coluna.
Apenas as assertivas 1 e 4 são verdadeiras.
Apenas as assertivas 2 e 3 são verdadeiras.
Apenas as assertivas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
Apenas as assertivas 2 e 4 são verdadeiras.
Apenas as assertivas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
O socorrista, na cena do acidente, deve se questionar se o local oferece segurança para si próprio, para a vítima e para terceiros. Desta forma, a segurança na cena do acidente deve ser prioridade, para que, se possa evitar novos acidentes e consequentemente mais vítimas a serem socorridas. Para tanto, a regra dos três Ss o ajudará a avaliar se o local é seguro. Leia as alternativas a seguir e assinale aquela que o socorrista deverá adotar na cena do acidente para manter a segurança do local.
O socorrista irá utilizar da “regra de situação” ao improvisar na cena do acidente os equipamentos de proteção individual para entrar em contato com os fluídos corporais da vítima.
O socorrista irá utilizar da “regra de situação” ao realizar o levantamento dos possíveis riscos à integridade física dos presentes na cena.
O socorrista irá utilizar da “regra de cena” ao levantar as possíveis causas que culminaram no acidente.
O socorrista irá utilizar da “regra de segurança” ao tomar o relato da vítima e das testemunhas sobre a análise da segurança local que antecedeu o acidente.
O socorrista irá utilizar da “regra de segurança” ao sinalizar corretamente a via onde ocorreu o acidente com cones e triângulo em uma distância segura da vítima.
A manobra correta está contida na afirmativa II apenas.
A manobra correta está contida na afirmativa I apenas.
A manobra correta está contida na afirmativa III apenas.
As manobras corretas estão contidas nas afirmativas I, II e III apenas.
As manobras corretas estão contidas nas afirmativas I e III apenas.
A abertura das vias aéreas é um dos passos realizados pelos socorristas, pois segundo a American Heart Association (AHA) a queda da língua, em vítimas inconscientes, pode obstruir as vias aéreas e impedir que as ventilações sejam efetivas. Analise as assertivas a seguir e identifique as verdadeiras em relação a abertura das vias aéreas.
I- Uma das manobras realizadas para abrir as vias aéreas da vítima em PCR é conhecida como Head tilt Chin Lift, desta forma, ao aplicá-la, o socorrista inclina a cabeça da vítima para trás e eleva o seu queixo.
II- A manobra de Head tilt Chin Lift para a abertura das vias aéreas é amplamente utilizada nos casos em que a vítima sofreu uma PCR em decorrência de um traumatismo cranioencefálico.
III- A manobra Jaw Thrust, ou seja, inclinar a cabeça da vítima para trás e elevar o seu queixo é a mais recomendada para abertura das vias aéreas em vítimas com ausência de evidências de traumatismos na cabeça ou no pescoço.
IV- A manobra Jaw Thrust consiste em elevar a mandíbula da vítima, em PCR, com suspeita de trauma raquimedular.
Apenas as assertivas II e IV são verdadeiras.
As assertivas I e III são verdadeiras.
As assertivas I e II são verdadeiras.
As assertivas I e IV são verdadeiras.
Apenas as assertivas III e IV são verdadeiras.
As causas para a ocorrência de PCR em bebês e crianças são diferentes das causas encontradas em adultos, portanto, a corrente de sobrevivência infantil possui elos diferentes em relação à corrente aplicada em adultos. Cada um dos elos da corrente corresponde as ações que deverão ser realizadas pelo socorrista para que a criança ou o bebê tenha maiores chances de sobrevivência após sofrer uma PCR. Assinale a alternativa que contém a resposta certa de acordo com o significado de cada elo da corrente representada pela figura abaixo:

AHA, 2020.
A figura do quarto elo representa oferecer um transporte rápido, de ambulância, até o hospital mais próximo.
A figura do primeiro elo significa que a criança deve ser transportada na cadeirinha ou no bebê conforto do automóvel de acordo com a faixa etária de cada criança.
A figura do terceiro elo corresponde as manobras de ressuscitação cardiopulmonar realizadas pelo socorrista o mais breve possível.
A figura do segundo elo corresponde as compressões cardíacas que deverão ser realizadas na metade superior do externo no caso de bebês e na metade inferior do esterno no caso de crianças.
A figura do quinto elo significa desfibrilação precoce na criança para restabelecer os batimentos cardíacos sincronizados.
As urgências e emergências são classificação em quatro níveis, para tanto, o socorrista deverá reconhecer a gravidade dos casos para promover ações de primeiros socorros para a vítima que irá ter a prioridade. Leia as assertivas a seguir e identifique as verdadeiras.
I. Ao identificar a vítima em risco de vida ou com perda funcional grave, temos a emergência de nível 1.
II. A urgência classificada em nível 2, a prioridade é moderada e o atendimento da vítima deve ser iniciado até 4 horas após sofrer o agravo.
III. Na urgência de nível 3, a prioridade é moderada pois ainda há risco de vida ou de perda de funcional grave.
IV. No nível 4, a prioridade é mínima e a vítima pode ser atendida em uma unidade de saúde.
Análise as alternativas a seguir e assinale a correta.
Apenas as assertivas I e II estão corretas.
Apenas as assertivas I e IV estão corretas.
Apenas as assertivas II e IV estão corretas.
Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas.
Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.
De acordo com Potter, a pressão arterial (PA) pode ser classificada em estágios. Assinale abaixo a alternativa que contém os valores relativos à pressão arterial sistólica (PAS) e a pressão arterial diastólica (PAD) para um adulto em crise hipertensiva, considerado uma situação de urgência que necessita de cuidados.
A PAS acima de 180 e a PAD abaixo de 100 mmHg.
A PAS acima de 140 e a PAD abaixo de 100 mmHg.
A PAS está entre 140 a 159 e PAD entre 90 a 99 mmHg.
A PAS acima de 180 e a PAD acima de 120 mmHg.
A PAS entre 70 a 120 e PAD 50 a 80 mmHg.
Na avaliação da cinemática do trauma, o socorrista deverá estabelecer a dinâmica dos acontecimentos e o mecanismo da lesão para que possa analisar a situação e prestar os primeiros socorros às vítimas com maior eficácia. Vamos imaginar uma colisão frontal de um automóvel contra um muro à 50 km/h (barreira estática). O veículo ficou com a frente muito amassada e o ocupante com ferimentos. Diante dessa situação, você como socorrista chegou até a cena do acidente e se perguntou “o que aconteceu”? Ao pensar na cinemática do trauma e nas condições do motorista analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa que contém a resposta correta.
- Ao colidir com uma barreira física estática, a energia cinética permanece inalterada e as vítimas ocupantes do veículo tendem a sofrer apenas ferimentos leves.
- O socorrista analisa as circunstâncias presentes na cena com a finalidade de estabelecer correlação entre o acidente e os traumas sofridos pelo motorista.
- Os ferimentos encontrados no motorista do veículo não são resultados da influência da energia cinética ocorrido durante a colisão.
- O motorista pode apresentar ferimentos traumáticos localizados no tórax, abdome e coluna.
Apenas as assertivas 1 e 4 são verdadeiras.
Apenas as assertivas 2 e 3 são verdadeiras.
Apenas as assertivas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
Apenas as assertivas 2 e 4 são verdadeiras.
Apenas as assertivas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
O socorrista, na cena do acidente, deve se questionar se o local oferece segurança para si próprio, para a vítima e para terceiros. Desta forma, a segurança na cena do acidente deve ser prioridade, para que, se possa evitar novos acidentes e consequentemente mais vítimas a serem socorridas. Para tanto, a regra dos três Ss o ajudará a avaliar se o local é seguro. Leia as alternativas a seguir e assinale aquela que o socorrista deverá adotar na cena do acidente para manter a segurança do local.
O socorrista irá utilizar da “regra de situação” ao improvisar na cena do acidente os equipamentos de proteção individual para entrar em contato com os fluídos corporais da vítima.
O socorrista irá utilizar da “regra de situação” ao realizar o levantamento dos possíveis riscos à integridade física dos presentes na cena.
O socorrista irá utilizar da “regra de cena” ao levantar as possíveis causas que culminaram no acidente.
O socorrista irá utilizar da “regra de segurança” ao tomar o relato da vítima e das testemunhas sobre a análise da segurança local que antecedeu o acidente.
O socorrista irá utilizar da “regra de segurança” ao sinalizar corretamente a via onde ocorreu o acidente com cones e triângulo em uma distância segura da vítima.
Apenas as assertivas II e IV são verdadeiras.
As assertivas I e III são verdadeiras.
As assertivas I e II são verdadeiras.
As assertivas I e IV são verdadeiras.
Apenas as assertivas III e IV são verdadeiras.
As causas para a ocorrência de PCR em bebês e crianças são diferentes das causas encontradas em adultos, portanto, a corrente de sobrevivência infantil possui elos diferentes em relação à corrente aplicada em adultos. Cada um dos elos da corrente corresponde as ações que deverão ser realizadas pelo socorrista para que a criança ou o bebê tenha maiores chances de sobrevivência após sofrer uma PCR. Assinale a alternativa que contém a resposta certa de acordo com o significado de cada elo da corrente representada pela figura abaixo:

AHA, 2020.
A figura do quarto elo representa oferecer um transporte rápido, de ambulância, até o hospital mais próximo.
A figura do primeiro elo significa que a criança deve ser transportada na cadeirinha ou no bebê conforto do automóvel de acordo com a faixa etária de cada criança.
A figura do terceiro elo corresponde as manobras de ressuscitação cardiopulmonar realizadas pelo socorrista o mais breve possível.
A figura do segundo elo corresponde as compressões cardíacas que deverão ser realizadas na metade superior do externo no caso de bebês e na metade inferior do esterno no caso de crianças.
A figura do quinto elo significa desfibrilação precoce na criança para restabelecer os batimentos cardíacos sincronizados.
As urgências e emergências são classificação em quatro níveis, para tanto, o socorrista deverá reconhecer a gravidade dos casos para promover ações de primeiros socorros para a vítima que irá ter a prioridade. Leia as assertivas a seguir e identifique as verdadeiras.
I. Ao identificar a vítima em risco de vida ou com perda funcional grave, temos a emergência de nível 1.
II. A urgência classificada em nível 2, a prioridade é moderada e o atendimento da vítima deve ser iniciado até 4 horas após sofrer o agravo.
III. Na urgência de nível 3, a prioridade é moderada pois ainda há risco de vida ou de perda de funcional grave.
IV. No nível 4, a prioridade é mínima e a vítima pode ser atendida em uma unidade de saúde.
Análise as alternativas a seguir e assinale a correta.
Apenas as assertivas I e II estão corretas.
Apenas as assertivas I e IV estão corretas.
Apenas as assertivas II e IV estão corretas.
Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas.
Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.
De acordo com Potter, a pressão arterial (PA) pode ser classificada em estágios. Assinale abaixo a alternativa que contém os valores relativos à pressão arterial sistólica (PAS) e a pressão arterial diastólica (PAD) para um adulto em crise hipertensiva, considerado uma situação de urgência que necessita de cuidados.
A PAS acima de 180 e a PAD abaixo de 100 mmHg.
A PAS acima de 140 e a PAD abaixo de 100 mmHg.
A PAS está entre 140 a 159 e PAD entre 90 a 99 mmHg.
A PAS acima de 180 e a PAD acima de 120 mmHg.
A PAS entre 70 a 120 e PAD 50 a 80 mmHg.
Na avaliação da cinemática do trauma, o socorrista deverá estabelecer a dinâmica dos acontecimentos e o mecanismo da lesão para que possa analisar a situação e prestar os primeiros socorros às vítimas com maior eficácia. Vamos imaginar uma colisão frontal de um automóvel contra um muro à 50 km/h (barreira estática). O veículo ficou com a frente muito amassada e o ocupante com ferimentos. Diante dessa situação, você como socorrista chegou até a cena do acidente e se perguntou “o que aconteceu”? Ao pensar na cinemática do trauma e nas condições do motorista analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa que contém a resposta correta.
- Ao colidir com uma barreira física estática, a energia cinética permanece inalterada e as vítimas ocupantes do veículo tendem a sofrer apenas ferimentos leves.
- O socorrista analisa as circunstâncias presentes na cena com a finalidade de estabelecer correlação entre o acidente e os traumas sofridos pelo motorista.
- Os ferimentos encontrados no motorista do veículo não são resultados da influência da energia cinética ocorrido durante a colisão.
- O motorista pode apresentar ferimentos traumáticos localizados no tórax, abdome e coluna.
Apenas as assertivas 1 e 4 são verdadeiras.
Apenas as assertivas 2 e 3 são verdadeiras.
Apenas as assertivas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
Apenas as assertivas 2 e 4 são verdadeiras.
Apenas as assertivas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
O socorrista, na cena do acidente, deve se questionar se o local oferece segurança para si próprio, para a vítima e para terceiros. Desta forma, a segurança na cena do acidente deve ser prioridade, para que, se possa evitar novos acidentes e consequentemente mais vítimas a serem socorridas. Para tanto, a regra dos três Ss o ajudará a avaliar se o local é seguro. Leia as alternativas a seguir e assinale aquela que o socorrista deverá adotar na cena do acidente para manter a segurança do local.
O socorrista irá utilizar da “regra de situação” ao improvisar na cena do acidente os equipamentos de proteção individual para entrar em contato com os fluídos corporais da vítima.
O socorrista irá utilizar da “regra de situação” ao realizar o levantamento dos possíveis riscos à integridade física dos presentes na cena.
O socorrista irá utilizar da “regra de cena” ao levantar as possíveis causas que culminaram no acidente.
O socorrista irá utilizar da “regra de segurança” ao tomar o relato da vítima e das testemunhas sobre a análise da segurança local que antecedeu o acidente.
O socorrista irá utilizar da “regra de segurança” ao sinalizar corretamente a via onde ocorreu o acidente com cones e triângulo em uma distância segura da vítima.
A figura do quarto elo representa oferecer um transporte rápido, de ambulância, até o hospital mais próximo.
A figura do primeiro elo significa que a criança deve ser transportada na cadeirinha ou no bebê conforto do automóvel de acordo com a faixa etária de cada criança.
A figura do terceiro elo corresponde as manobras de ressuscitação cardiopulmonar realizadas pelo socorrista o mais breve possível.
A figura do segundo elo corresponde as compressões cardíacas que deverão ser realizadas na metade superior do externo no caso de bebês e na metade inferior do esterno no caso de crianças.
A figura do quinto elo significa desfibrilação precoce na criança para restabelecer os batimentos cardíacos sincronizados.
As urgências e emergências são classificação em quatro níveis, para tanto, o socorrista deverá reconhecer a gravidade dos casos para promover ações de primeiros socorros para a vítima que irá ter a prioridade. Leia as assertivas a seguir e identifique as verdadeiras.
I. Ao identificar a vítima em risco de vida ou com perda funcional grave, temos a emergência de nível 1.
II. A urgência classificada em nível 2, a prioridade é moderada e o atendimento da vítima deve ser iniciado até 4 horas após sofrer o agravo.
III. Na urgência de nível 3, a prioridade é moderada pois ainda há risco de vida ou de perda de funcional grave.
IV. No nível 4, a prioridade é mínima e a vítima pode ser atendida em uma unidade de saúde.
Análise as alternativas a seguir e assinale a correta.
Apenas as assertivas I e II estão corretas.
Apenas as assertivas I e IV estão corretas.
Apenas as assertivas II e IV estão corretas.
Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas.
Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.
De acordo com Potter, a pressão arterial (PA) pode ser classificada em estágios. Assinale abaixo a alternativa que contém os valores relativos à pressão arterial sistólica (PAS) e a pressão arterial diastólica (PAD) para um adulto em crise hipertensiva, considerado uma situação de urgência que necessita de cuidados.
A PAS acima de 180 e a PAD abaixo de 100 mmHg.
A PAS acima de 140 e a PAD abaixo de 100 mmHg.
A PAS está entre 140 a 159 e PAD entre 90 a 99 mmHg.
A PAS acima de 180 e a PAD acima de 120 mmHg.
A PAS entre 70 a 120 e PAD 50 a 80 mmHg.
Na avaliação da cinemática do trauma, o socorrista deverá estabelecer a dinâmica dos acontecimentos e o mecanismo da lesão para que possa analisar a situação e prestar os primeiros socorros às vítimas com maior eficácia. Vamos imaginar uma colisão frontal de um automóvel contra um muro à 50 km/h (barreira estática). O veículo ficou com a frente muito amassada e o ocupante com ferimentos. Diante dessa situação, você como socorrista chegou até a cena do acidente e se perguntou “o que aconteceu”? Ao pensar na cinemática do trauma e nas condições do motorista analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa que contém a resposta correta.
- Ao colidir com uma barreira física estática, a energia cinética permanece inalterada e as vítimas ocupantes do veículo tendem a sofrer apenas ferimentos leves.
- O socorrista analisa as circunstâncias presentes na cena com a finalidade de estabelecer correlação entre o acidente e os traumas sofridos pelo motorista.
- Os ferimentos encontrados no motorista do veículo não são resultados da influência da energia cinética ocorrido durante a colisão.
- O motorista pode apresentar ferimentos traumáticos localizados no tórax, abdome e coluna.
Apenas as assertivas 1 e 4 são verdadeiras.
Apenas as assertivas 2 e 3 são verdadeiras.
Apenas as assertivas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
Apenas as assertivas 2 e 4 são verdadeiras.
Apenas as assertivas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
O socorrista, na cena do acidente, deve se questionar se o local oferece segurança para si próprio, para a vítima e para terceiros. Desta forma, a segurança na cena do acidente deve ser prioridade, para que, se possa evitar novos acidentes e consequentemente mais vítimas a serem socorridas. Para tanto, a regra dos três Ss o ajudará a avaliar se o local é seguro. Leia as alternativas a seguir e assinale aquela que o socorrista deverá adotar na cena do acidente para manter a segurança do local.
O socorrista irá utilizar da “regra de situação” ao improvisar na cena do acidente os equipamentos de proteção individual para entrar em contato com os fluídos corporais da vítima.
O socorrista irá utilizar da “regra de situação” ao realizar o levantamento dos possíveis riscos à integridade física dos presentes na cena.
O socorrista irá utilizar da “regra de cena” ao levantar as possíveis causas que culminaram no acidente.
O socorrista irá utilizar da “regra de segurança” ao tomar o relato da vítima e das testemunhas sobre a análise da segurança local que antecedeu o acidente.
O socorrista irá utilizar da “regra de segurança” ao sinalizar corretamente a via onde ocorreu o acidente com cones e triângulo em uma distância segura da vítima.
Apenas as assertivas I e II estão corretas.
Apenas as assertivas I e IV estão corretas.
Apenas as assertivas II e IV estão corretas.
Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas.
Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.
De acordo com Potter, a pressão arterial (PA) pode ser classificada em estágios. Assinale abaixo a alternativa que contém os valores relativos à pressão arterial sistólica (PAS) e a pressão arterial diastólica (PAD) para um adulto em crise hipertensiva, considerado uma situação de urgência que necessita de cuidados.
A PAS acima de 180 e a PAD abaixo de 100 mmHg.
A PAS acima de 140 e a PAD abaixo de 100 mmHg.
A PAS está entre 140 a 159 e PAD entre 90 a 99 mmHg.
A PAS acima de 180 e a PAD acima de 120 mmHg.
A PAS entre 70 a 120 e PAD 50 a 80 mmHg.
Na avaliação da cinemática do trauma, o socorrista deverá estabelecer a dinâmica dos acontecimentos e o mecanismo da lesão para que possa analisar a situação e prestar os primeiros socorros às vítimas com maior eficácia. Vamos imaginar uma colisão frontal de um automóvel contra um muro à 50 km/h (barreira estática). O veículo ficou com a frente muito amassada e o ocupante com ferimentos. Diante dessa situação, você como socorrista chegou até a cena do acidente e se perguntou “o que aconteceu”? Ao pensar na cinemática do trauma e nas condições do motorista analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa que contém a resposta correta.
- Ao colidir com uma barreira física estática, a energia cinética permanece inalterada e as vítimas ocupantes do veículo tendem a sofrer apenas ferimentos leves.
- O socorrista analisa as circunstâncias presentes na cena com a finalidade de estabelecer correlação entre o acidente e os traumas sofridos pelo motorista.
- Os ferimentos encontrados no motorista do veículo não são resultados da influência da energia cinética ocorrido durante a colisão.
- O motorista pode apresentar ferimentos traumáticos localizados no tórax, abdome e coluna.
Apenas as assertivas 1 e 4 são verdadeiras.
Apenas as assertivas 2 e 3 são verdadeiras.
Apenas as assertivas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
Apenas as assertivas 2 e 4 são verdadeiras.
Apenas as assertivas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
O socorrista, na cena do acidente, deve se questionar se o local oferece segurança para si próprio, para a vítima e para terceiros. Desta forma, a segurança na cena do acidente deve ser prioridade, para que, se possa evitar novos acidentes e consequentemente mais vítimas a serem socorridas. Para tanto, a regra dos três Ss o ajudará a avaliar se o local é seguro. Leia as alternativas a seguir e assinale aquela que o socorrista deverá adotar na cena do acidente para manter a segurança do local.
O socorrista irá utilizar da “regra de situação” ao improvisar na cena do acidente os equipamentos de proteção individual para entrar em contato com os fluídos corporais da vítima.
O socorrista irá utilizar da “regra de situação” ao realizar o levantamento dos possíveis riscos à integridade física dos presentes na cena.
O socorrista irá utilizar da “regra de cena” ao levantar as possíveis causas que culminaram no acidente.
O socorrista irá utilizar da “regra de segurança” ao tomar o relato da vítima e das testemunhas sobre a análise da segurança local que antecedeu o acidente.
O socorrista irá utilizar da “regra de segurança” ao sinalizar corretamente a via onde ocorreu o acidente com cones e triângulo em uma distância segura da vítima.
A PAS acima de 180 e a PAD abaixo de 100 mmHg.
A PAS acima de 140 e a PAD abaixo de 100 mmHg.
A PAS está entre 140 a 159 e PAD entre 90 a 99 mmHg.
A PAS acima de 180 e a PAD acima de 120 mmHg.
A PAS entre 70 a 120 e PAD 50 a 80 mmHg.
Na avaliação da cinemática do trauma, o socorrista deverá estabelecer a dinâmica dos acontecimentos e o mecanismo da lesão para que possa analisar a situação e prestar os primeiros socorros às vítimas com maior eficácia. Vamos imaginar uma colisão frontal de um automóvel contra um muro à 50 km/h (barreira estática). O veículo ficou com a frente muito amassada e o ocupante com ferimentos. Diante dessa situação, você como socorrista chegou até a cena do acidente e se perguntou “o que aconteceu”? Ao pensar na cinemática do trauma e nas condições do motorista analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa que contém a resposta correta.
- Ao colidir com uma barreira física estática, a energia cinética permanece inalterada e as vítimas ocupantes do veículo tendem a sofrer apenas ferimentos leves.
- O socorrista analisa as circunstâncias presentes na cena com a finalidade de estabelecer correlação entre o acidente e os traumas sofridos pelo motorista.
- Os ferimentos encontrados no motorista do veículo não são resultados da influência da energia cinética ocorrido durante a colisão.
- O motorista pode apresentar ferimentos traumáticos localizados no tórax, abdome e coluna.
Apenas as assertivas 1 e 4 são verdadeiras.
Apenas as assertivas 2 e 3 são verdadeiras.
Apenas as assertivas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
Apenas as assertivas 2 e 4 são verdadeiras.
Apenas as assertivas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
O socorrista, na cena do acidente, deve se questionar se o local oferece segurança para si próprio, para a vítima e para terceiros. Desta forma, a segurança na cena do acidente deve ser prioridade, para que, se possa evitar novos acidentes e consequentemente mais vítimas a serem socorridas. Para tanto, a regra dos três Ss o ajudará a avaliar se o local é seguro. Leia as alternativas a seguir e assinale aquela que o socorrista deverá adotar na cena do acidente para manter a segurança do local.
O socorrista irá utilizar da “regra de situação” ao improvisar na cena do acidente os equipamentos de proteção individual para entrar em contato com os fluídos corporais da vítima.
O socorrista irá utilizar da “regra de situação” ao realizar o levantamento dos possíveis riscos à integridade física dos presentes na cena.
O socorrista irá utilizar da “regra de cena” ao levantar as possíveis causas que culminaram no acidente.
O socorrista irá utilizar da “regra de segurança” ao tomar o relato da vítima e das testemunhas sobre a análise da segurança local que antecedeu o acidente.
O socorrista irá utilizar da “regra de segurança” ao sinalizar corretamente a via onde ocorreu o acidente com cones e triângulo em uma distância segura da vítima.
Apenas as assertivas 1 e 4 são verdadeiras.
Apenas as assertivas 2 e 3 são verdadeiras.
Apenas as assertivas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
Apenas as assertivas 2 e 4 são verdadeiras.
Apenas as assertivas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
O socorrista, na cena do acidente, deve se questionar se o local oferece segurança para si próprio, para a vítima e para terceiros. Desta forma, a segurança na cena do acidente deve ser prioridade, para que, se possa evitar novos acidentes e consequentemente mais vítimas a serem socorridas. Para tanto, a regra dos três Ss o ajudará a avaliar se o local é seguro. Leia as alternativas a seguir e assinale aquela que o socorrista deverá adotar na cena do acidente para manter a segurança do local.
O socorrista irá utilizar da “regra de situação” ao improvisar na cena do acidente os equipamentos de proteção individual para entrar em contato com os fluídos corporais da vítima.
O socorrista irá utilizar da “regra de situação” ao realizar o levantamento dos possíveis riscos à integridade física dos presentes na cena.
O socorrista irá utilizar da “regra de cena” ao levantar as possíveis causas que culminaram no acidente.
O socorrista irá utilizar da “regra de segurança” ao tomar o relato da vítima e das testemunhas sobre a análise da segurança local que antecedeu o acidente.
O socorrista irá utilizar da “regra de segurança” ao sinalizar corretamente a via onde ocorreu o acidente com cones e triângulo em uma distância segura da vítima.
O socorrista irá utilizar da “regra de situação” ao improvisar na cena do acidente os equipamentos de proteção individual para entrar em contato com os fluídos corporais da vítima.
O socorrista irá utilizar da “regra de situação” ao realizar o levantamento dos possíveis riscos à integridade física dos presentes na cena.
O socorrista irá utilizar da “regra de cena” ao levantar as possíveis causas que culminaram no acidente.
O socorrista irá utilizar da “regra de segurança” ao tomar o relato da vítima e das testemunhas sobre a análise da segurança local que antecedeu o acidente.
O socorrista irá utilizar da “regra de segurança” ao sinalizar corretamente a via onde ocorreu o acidente com cones e triângulo em uma distância segura da vítima.