ENADE - FORMAÇÃO GERAL
Texto 1
O urbanismo sustentável é aquele com um bom sistema de transporte público e com a possibilidade de deslocamento a pé, integrado às edificações e com infraestrutura de alto desempenho. A compacidade (densidade) e a biofilia (acesso humano à natureza) são valores centrais do urbanismo sustentável.
FARR, D. Urbanismo sustentável: desenho urbano com a natureza. Porto Alegre: Bookman, 2013 (adaptado)
Texto 2
Um dos deveres do poder público é transformar as cidades e as conexões entre elas mais seguras, gerando mobilidade e acessibilidade compatíveis com a qualidade de vida esperada em áreas urbanas. O planejamento do uso do solo pode contribuir com a segurança viária, diminuindo a intensidade do trânsito, a quantidade de deslocamentos e, consequentemente, a exposição dos pedestres aos veículos em movimento.
LUKE, N.; SHARPIN, A. B. 8 Estratégias de planejamento, desenho e mobilidade para criar ruas mais seguras. Disponível em: Acesso em: 21 jun. 2019 (adaptado).
Considerando os textos apresentados, analise as alternativas que apresentam estratégias a serem adotadas no âmbito da mobilidade urbana com as justificativas adequadas para o desenvolvimento de cidades mais seguras, qualificando, dessa forma, o espaço urbano.
Criar e ampliar a conectividade dos modos de transporte, para reduzir o tempo das viagens;
Aprimorar os grandes corredores de transporte, para impulsionar o uso do transporte coletivo;
Criar faixas para uso de bicicletas, para reduzir a poluição;
Pensar o planejamento urbano, com foco na mobilidade, para melhorar a acessibilidade e a mobilidade urbana;
Qualificar o espaço urbano, para o aumento da sensação de insegurança.
É correto o que se afirma em:
I, II, III e IV, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
IV e V, apenas.
III e IV, apenas
Constantes transformações ocorreram nos meios rural e urbano, partir do século XX. Com o advento da industrialização, houve mudanças importantes no modo de vida das pessoas, em seus padrões culturais, valores e tradições. O conjunto de acontecimentos provocou, tanto na zona urbana quanto na rural, problemas como explosão demográfica, prejuízo nas atividades agrícolas e violência. Iniciaram-se inúmeras transformações na natureza, criando-se técnicas para objetos até então sem utilidade para o homem. Isso só foi possível em decorrência dos recursos naturais existentes, que propiciaram estrutura de crescimento e busca de prosperidade, o que faz da experimentação um método de transformar os recursos em benefício próprio.
(SANTOS, M. Metamorfoses do espaço habitado. São Paulo: Hucitec, 1988 – com adaptações)
A partir das ideias expressas no texto acima, conclui-se que, no Brasil do século XX.
os migrantes chegaram às grandes cidades trazendo consigo valores e tradições, que lhes possibilitam manter intacta sua cultura, tal como se manifestava nas pequenas cidades e no meio rural.
o fluxo migratório fez com que homens e mulheres advindos do campo deixassem sua cultura originária para se adaptarem a uma cultura citadina totalmente diferente e oposta aos seus valores.
a industrialização ocorreu independentemente do êxodo rural e dos recursos naturais disponíveis.
os espaços urbano e rural sofreram transformações decorrentes da aplicação de novas tecnologias às atividades industriais e agrícolas.
o êxodo rural para as cidades não prejudicou as atividades agrícolas nem o meio rural porque novas tecnologias haviam sido introduzidas no campo.
Conforme dados do Atlas da Violência 2019, apresentados no gráfico a seguir, verifica-se o crescimento no número de homicídios de mulheres no país durante o período de 2007 a 2017. Nesse período, a taxa de homicídios entre as mulheres negras cresceu mais do que a taxa de homicídios entre as mulheres não negras. A classificação de raça/cor do IBGE agrega negras como a soma de pretas e pardas e não negras como a soma de brancas, amarelas e indígenas.

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O maior crescimento dos casos de homicídios de mulheres negras em comparação com os casos de mulheres não negras indica a relevância dos estudos a respeito das múltiplas variáveis relacionadas a este fenômeno social.
PORQUE
II. A análise do gráfico permite concluir que, no início da série histórica, havia um contexto favorável à superação da situação social de maior vulnerabilidade da mulher negra, em razão da menor diferença entre as taxas de homicídios.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são falsas.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
O compromisso com a construção da cidadania pede, necessariamente, uma prática educacional voltada para a compreensão da realidade social e dos direitos e responsabilidades em relação à vida pessoal, coletiva e ambiental. Nessa perspectiva é que foram incorporadas como temas transversais as questões de ética, da pluralidade cultural, do meio ambiente, da saúde e da orientação sexual. Amplos o bastante para traduzir preocupações da sociedade brasileira de hoje, os temas transversais correspondem a questões importantes, urgentes e presentes de várias formas na vida cotidiana. O desafio que se apresenta às escolas é o de abrirem-se para o seu debate.
(BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos temas transversais: ética. Brasília: MEC/SEF, 1997 – com adaptações)
O texto acima ressalta a importância de a escola planejar seu trabalho e o professor preparar aulas com o objetivo de desenvolver:
I. a consciência de que o exercício da cidadania ocorre nos limites da condição socioeconômica de pessoas e grupos.
II. o pensamento de que a democracia e a participação democrática encontram-se reduzidas ao direito do voto.
III. a capacidade de buscar soluções e alternativas para questões da vida coletiva, posicionando-se e respeitando opiniões divergentes.
IV. a capacidade de participar da sociedade, de forma efetiva, realizando ações que visem à superação da desigualdade social.
É correto o que se afirma em:
I e II.
II e IV.
III e IV.
I e III.
II, apenas.
Leia o gráfico, em que é mostrada a evolução do número de trabalhadores de 10 a 14 anos, em algumas regiões metropolitanas brasileiras, em dado período:

Fonte: http://wwwl.fo1h.aluol.com.br/fo1h.a/cotidiano/ult95u85799.shtml, Adaptado)
Leia a charge:

Há relação entre o que é mostrado no gráfico e na charge?
Não, pois a faixa etária acima dos 18 anos é aquela responsável pela disseminação da violência urbana nas grandes cidades brasileiras.
Ambos abordam temas diferentes e não é possível se estabelecer relação mesmo que indireta entre eles.
Não, pois o crescimento do número de crianças e adolescentes que trabalham diminui o risco de sua exposição aos perigos da rua.
Sim, pois ambos se associam ao mesmo contexto de problemas socioeconômicos e culturais vigentes no país.
Sim, pois o crescimento do trabalho infantil no Brasil faz crescer o número de crianças envolvidas com o crime organizado.
TEXTO 1
Os fluxos migratórios, fenômenos que remontam à própria história da humanidade, estão em ritmo crescente no mundo, tornando urgentes, em todos os países, as discussões sobre políticas públicas para migrantes. Segundo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), 65,6 milhões de pessoas foram deslocadas à força no mundo em 2016.
Em relação aos destinos de acolhimento, no mesmo período, dados oficiais do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), apontam que 56% das pessoas deslocadas no mundo foram acolhidas por países da África e do Oriente Médio, 17% da Europa e 16% das Américas. Considerando o contexto brasileiro, de 2010 a 2015, a população de migrantes vindos de países da América do Sul cresceu 20% e alcançou o total de 207 mil pessoas.
Disponível em:< https://nacoesunidas.org/populacao-de-migrantes-no-brasil-aumentou-20-no-periodo-2010-2015- revela-agencia-da-onu/. Acesso em: 11 set. 2018 (adaptado).
TEXTO 2
Recentemente, a situação de imigração no Brasil, por ondas de deslocamento de pessoas nas fronteiras, tem sido percebida cotidianamente em matérias divulgadas pela grande mídia, principalmente no caso do estado de Roraima, que tem notificado a entrada de um grande número de venezuelanos. Somente em solicitações, na condição de refugiados, os venezuelanos formalizaram 17.865 pedidos de acolhida ao Brasil em 2017.
Disponível em: . Acesso em: 11 set. 2018 (adaptado)
Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir:
A situação econômica dos países é fator determinante dos padrões de contorno dos deslocamentos internacionais e está representada na distribuição geográfica dos continentes que mais acolhem as pessoas deslocadas no mundo.
A América do Sul é a região em que há maior acolhimento de povos que, em razão de conflitos internos em seus países, têm se deslocado em massa.
As situações de conflitos entre brasileiros e venezuelanos apontam para a necessidade de revisão da infraestrutura e das políticas públicas voltadas aos migrantes e refugiados.
A sociedade brasileira, caracterizada pela solidariedade e tolerância, apresenta baixa resistência e rejeição aos imigrantes, sendo os conflitos recentes ocorridos na fronteira explicados pela omissão estatal em relação a políticas de acolhimento.
É correto apenas o que se afirma em:
II e III.
III.
I e IV.
II e IV.
I.
A avaliação do Enade é dividida em duas partes: Formação Geral e Componentes Específicos. Na primeira, o objetivo é medir se o estudante compreende temas que vão além da sua área de formação e que são importantes para a realidade contemporânea. Essa etapa é composta por 10 questões sendo 02 (duas) discursivas e 8 (oito) de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de casos. Já a prova de componentes específicos, formada por 30 questões - 27 de múltipla escolha e três discursivas - contempla partes específicas de cada área da profissão e serve para medir habilidades esperadas para determinado perfil profissional.
Analise as assertivas a seguir:
Por meio destas informações e do material estudado é possível inferir que não é necessário dedicar-se à parte de formação geral pois equivale apenas a 25% da prova.
Por meio destas informações e do material estudado é possível inferir que basta dedicar-se ás questões de múltipla escolha por serem em maior número.
Por meio destas informações e do material estudado é possível inferir que apenas no componente específico há questões de múltipla escolha.
Por meio destas informações e do material estudado é possível inferir que é necessário se dedicar às duas partes pois quanto mais acertos melhor avaliados será o curso.
Assinale a alternativa correta.
Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.
Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas.
Apenas a assertiva III está correta.
Apenas as assertivas II e IV estão corretas.
Apenas a assertiva IV está correta.
Segundo o Art. 5º da LEI No 10.861, de 14 de abril 2004, a avaliação do desempenho dos estudantes dos cursos de graduação será realizada mediante aplicação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - ENADE. Sobre esta temática, analise as informações a seguir:
A periodicidade máxima de aplicação do ENADE, aos estudantes de cada curso de graduação, será trienal.
A aplicação do ENADE será acompanhada de instrumento destinado a levantar o perfil dos estudantes, relevante para a compreensão de seus resultados.
O ENADE é componente curricular facultativo dos cursos de graduação, sendo inscrita no histórico escolar do estudante, somente a sua situação regular, com relação a essa obrigação, atestada pela sua efetiva participação ou, quando for o caso, dispensa oficial pelo Ministério da Educação, na forma estabelecida em regulamento.
Marque a alternativa correta:
I, II, III e IV, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
IV e V, apenas.
III e IV, apenas
Constantes transformações ocorreram nos meios rural e urbano, partir do século XX. Com o advento da industrialização, houve mudanças importantes no modo de vida das pessoas, em seus padrões culturais, valores e tradições. O conjunto de acontecimentos provocou, tanto na zona urbana quanto na rural, problemas como explosão demográfica, prejuízo nas atividades agrícolas e violência. Iniciaram-se inúmeras transformações na natureza, criando-se técnicas para objetos até então sem utilidade para o homem. Isso só foi possível em decorrência dos recursos naturais existentes, que propiciaram estrutura de crescimento e busca de prosperidade, o que faz da experimentação um método de transformar os recursos em benefício próprio.
(SANTOS, M. Metamorfoses do espaço habitado. São Paulo: Hucitec, 1988 – com adaptações)
A partir das ideias expressas no texto acima, conclui-se que, no Brasil do século XX.
os migrantes chegaram às grandes cidades trazendo consigo valores e tradições, que lhes possibilitam manter intacta sua cultura, tal como se manifestava nas pequenas cidades e no meio rural.
o fluxo migratório fez com que homens e mulheres advindos do campo deixassem sua cultura originária para se adaptarem a uma cultura citadina totalmente diferente e oposta aos seus valores.
a industrialização ocorreu independentemente do êxodo rural e dos recursos naturais disponíveis.
os espaços urbano e rural sofreram transformações decorrentes da aplicação de novas tecnologias às atividades industriais e agrícolas.
o êxodo rural para as cidades não prejudicou as atividades agrícolas nem o meio rural porque novas tecnologias haviam sido introduzidas no campo.
Conforme dados do Atlas da Violência 2019, apresentados no gráfico a seguir, verifica-se o crescimento no número de homicídios de mulheres no país durante o período de 2007 a 2017. Nesse período, a taxa de homicídios entre as mulheres negras cresceu mais do que a taxa de homicídios entre as mulheres não negras. A classificação de raça/cor do IBGE agrega negras como a soma de pretas e pardas e não negras como a soma de brancas, amarelas e indígenas.

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O maior crescimento dos casos de homicídios de mulheres negras em comparação com os casos de mulheres não negras indica a relevância dos estudos a respeito das múltiplas variáveis relacionadas a este fenômeno social.
PORQUE
II. A análise do gráfico permite concluir que, no início da série histórica, havia um contexto favorável à superação da situação social de maior vulnerabilidade da mulher negra, em razão da menor diferença entre as taxas de homicídios.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são falsas.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
O compromisso com a construção da cidadania pede, necessariamente, uma prática educacional voltada para a compreensão da realidade social e dos direitos e responsabilidades em relação à vida pessoal, coletiva e ambiental. Nessa perspectiva é que foram incorporadas como temas transversais as questões de ética, da pluralidade cultural, do meio ambiente, da saúde e da orientação sexual. Amplos o bastante para traduzir preocupações da sociedade brasileira de hoje, os temas transversais correspondem a questões importantes, urgentes e presentes de várias formas na vida cotidiana. O desafio que se apresenta às escolas é o de abrirem-se para o seu debate.
(BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos temas transversais: ética. Brasília: MEC/SEF, 1997 – com adaptações)
O texto acima ressalta a importância de a escola planejar seu trabalho e o professor preparar aulas com o objetivo de desenvolver:
I. a consciência de que o exercício da cidadania ocorre nos limites da condição socioeconômica de pessoas e grupos.
II. o pensamento de que a democracia e a participação democrática encontram-se reduzidas ao direito do voto.
III. a capacidade de buscar soluções e alternativas para questões da vida coletiva, posicionando-se e respeitando opiniões divergentes.
IV. a capacidade de participar da sociedade, de forma efetiva, realizando ações que visem à superação da desigualdade social.
É correto o que se afirma em:
I e II.
II e IV.
III e IV.
I e III.
II, apenas.
Leia o gráfico, em que é mostrada a evolução do número de trabalhadores de 10 a 14 anos, em algumas regiões metropolitanas brasileiras, em dado período:

Fonte: http://wwwl.fo1h.aluol.com.br/fo1h.a/cotidiano/ult95u85799.shtml, Adaptado)
Leia a charge:

Há relação entre o que é mostrado no gráfico e na charge?
Não, pois a faixa etária acima dos 18 anos é aquela responsável pela disseminação da violência urbana nas grandes cidades brasileiras.
Ambos abordam temas diferentes e não é possível se estabelecer relação mesmo que indireta entre eles.
Não, pois o crescimento do número de crianças e adolescentes que trabalham diminui o risco de sua exposição aos perigos da rua.
Sim, pois ambos se associam ao mesmo contexto de problemas socioeconômicos e culturais vigentes no país.
Sim, pois o crescimento do trabalho infantil no Brasil faz crescer o número de crianças envolvidas com o crime organizado.
TEXTO 1
Os fluxos migratórios, fenômenos que remontam à própria história da humanidade, estão em ritmo crescente no mundo, tornando urgentes, em todos os países, as discussões sobre políticas públicas para migrantes. Segundo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), 65,6 milhões de pessoas foram deslocadas à força no mundo em 2016.
Em relação aos destinos de acolhimento, no mesmo período, dados oficiais do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), apontam que 56% das pessoas deslocadas no mundo foram acolhidas por países da África e do Oriente Médio, 17% da Europa e 16% das Américas. Considerando o contexto brasileiro, de 2010 a 2015, a população de migrantes vindos de países da América do Sul cresceu 20% e alcançou o total de 207 mil pessoas.
Disponível em:< https://nacoesunidas.org/populacao-de-migrantes-no-brasil-aumentou-20-no-periodo-2010-2015- revela-agencia-da-onu/. Acesso em: 11 set. 2018 (adaptado).
TEXTO 2
Recentemente, a situação de imigração no Brasil, por ondas de deslocamento de pessoas nas fronteiras, tem sido percebida cotidianamente em matérias divulgadas pela grande mídia, principalmente no caso do estado de Roraima, que tem notificado a entrada de um grande número de venezuelanos. Somente em solicitações, na condição de refugiados, os venezuelanos formalizaram 17.865 pedidos de acolhida ao Brasil em 2017.
Disponível em: . Acesso em: 11 set. 2018 (adaptado)
Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir:
A situação econômica dos países é fator determinante dos padrões de contorno dos deslocamentos internacionais e está representada na distribuição geográfica dos continentes que mais acolhem as pessoas deslocadas no mundo.
A América do Sul é a região em que há maior acolhimento de povos que, em razão de conflitos internos em seus países, têm se deslocado em massa.
As situações de conflitos entre brasileiros e venezuelanos apontam para a necessidade de revisão da infraestrutura e das políticas públicas voltadas aos migrantes e refugiados.
A sociedade brasileira, caracterizada pela solidariedade e tolerância, apresenta baixa resistência e rejeição aos imigrantes, sendo os conflitos recentes ocorridos na fronteira explicados pela omissão estatal em relação a políticas de acolhimento.
É correto apenas o que se afirma em:
II e III.
III.
I e IV.
II e IV.
I.
A avaliação do Enade é dividida em duas partes: Formação Geral e Componentes Específicos. Na primeira, o objetivo é medir se o estudante compreende temas que vão além da sua área de formação e que são importantes para a realidade contemporânea. Essa etapa é composta por 10 questões sendo 02 (duas) discursivas e 8 (oito) de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de casos. Já a prova de componentes específicos, formada por 30 questões - 27 de múltipla escolha e três discursivas - contempla partes específicas de cada área da profissão e serve para medir habilidades esperadas para determinado perfil profissional.
Analise as assertivas a seguir:
Por meio destas informações e do material estudado é possível inferir que não é necessário dedicar-se à parte de formação geral pois equivale apenas a 25% da prova.
Por meio destas informações e do material estudado é possível inferir que basta dedicar-se ás questões de múltipla escolha por serem em maior número.
Por meio destas informações e do material estudado é possível inferir que apenas no componente específico há questões de múltipla escolha.
Por meio destas informações e do material estudado é possível inferir que é necessário se dedicar às duas partes pois quanto mais acertos melhor avaliados será o curso.
Assinale a alternativa correta.
Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.
Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas.
Apenas a assertiva III está correta.
Apenas as assertivas II e IV estão corretas.
Apenas a assertiva IV está correta.
Segundo o Art. 5º da LEI No 10.861, de 14 de abril 2004, a avaliação do desempenho dos estudantes dos cursos de graduação será realizada mediante aplicação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - ENADE. Sobre esta temática, analise as informações a seguir:
A periodicidade máxima de aplicação do ENADE, aos estudantes de cada curso de graduação, será trienal.
A aplicação do ENADE será acompanhada de instrumento destinado a levantar o perfil dos estudantes, relevante para a compreensão de seus resultados.
O ENADE é componente curricular facultativo dos cursos de graduação, sendo inscrita no histórico escolar do estudante, somente a sua situação regular, com relação a essa obrigação, atestada pela sua efetiva participação ou, quando for o caso, dispensa oficial pelo Ministério da Educação, na forma estabelecida em regulamento.
Marque a alternativa correta:
os migrantes chegaram às grandes cidades trazendo consigo valores e tradições, que lhes possibilitam manter intacta sua cultura, tal como se manifestava nas pequenas cidades e no meio rural.
o fluxo migratório fez com que homens e mulheres advindos do campo deixassem sua cultura originária para se adaptarem a uma cultura citadina totalmente diferente e oposta aos seus valores.
a industrialização ocorreu independentemente do êxodo rural e dos recursos naturais disponíveis.
os espaços urbano e rural sofreram transformações decorrentes da aplicação de novas tecnologias às atividades industriais e agrícolas.
o êxodo rural para as cidades não prejudicou as atividades agrícolas nem o meio rural porque novas tecnologias haviam sido introduzidas no campo.
Conforme dados do Atlas da Violência 2019, apresentados no gráfico a seguir, verifica-se o crescimento no número de homicídios de mulheres no país durante o período de 2007 a 2017. Nesse período, a taxa de homicídios entre as mulheres negras cresceu mais do que a taxa de homicídios entre as mulheres não negras. A classificação de raça/cor do IBGE agrega negras como a soma de pretas e pardas e não negras como a soma de brancas, amarelas e indígenas.

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O maior crescimento dos casos de homicídios de mulheres negras em comparação com os casos de mulheres não negras indica a relevância dos estudos a respeito das múltiplas variáveis relacionadas a este fenômeno social.
PORQUE
II. A análise do gráfico permite concluir que, no início da série histórica, havia um contexto favorável à superação da situação social de maior vulnerabilidade da mulher negra, em razão da menor diferença entre as taxas de homicídios.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são falsas.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
O compromisso com a construção da cidadania pede, necessariamente, uma prática educacional voltada para a compreensão da realidade social e dos direitos e responsabilidades em relação à vida pessoal, coletiva e ambiental. Nessa perspectiva é que foram incorporadas como temas transversais as questões de ética, da pluralidade cultural, do meio ambiente, da saúde e da orientação sexual. Amplos o bastante para traduzir preocupações da sociedade brasileira de hoje, os temas transversais correspondem a questões importantes, urgentes e presentes de várias formas na vida cotidiana. O desafio que se apresenta às escolas é o de abrirem-se para o seu debate.
(BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos temas transversais: ética. Brasília: MEC/SEF, 1997 – com adaptações)
O texto acima ressalta a importância de a escola planejar seu trabalho e o professor preparar aulas com o objetivo de desenvolver:
I. a consciência de que o exercício da cidadania ocorre nos limites da condição socioeconômica de pessoas e grupos.
II. o pensamento de que a democracia e a participação democrática encontram-se reduzidas ao direito do voto.
III. a capacidade de buscar soluções e alternativas para questões da vida coletiva, posicionando-se e respeitando opiniões divergentes.
IV. a capacidade de participar da sociedade, de forma efetiva, realizando ações que visem à superação da desigualdade social.
É correto o que se afirma em:
I e II.
II e IV.
III e IV.
I e III.
II, apenas.
Leia o gráfico, em que é mostrada a evolução do número de trabalhadores de 10 a 14 anos, em algumas regiões metropolitanas brasileiras, em dado período:

Fonte: http://wwwl.fo1h.aluol.com.br/fo1h.a/cotidiano/ult95u85799.shtml, Adaptado)
Leia a charge:

Há relação entre o que é mostrado no gráfico e na charge?
Não, pois a faixa etária acima dos 18 anos é aquela responsável pela disseminação da violência urbana nas grandes cidades brasileiras.
Ambos abordam temas diferentes e não é possível se estabelecer relação mesmo que indireta entre eles.
Não, pois o crescimento do número de crianças e adolescentes que trabalham diminui o risco de sua exposição aos perigos da rua.
Sim, pois ambos se associam ao mesmo contexto de problemas socioeconômicos e culturais vigentes no país.
Sim, pois o crescimento do trabalho infantil no Brasil faz crescer o número de crianças envolvidas com o crime organizado.
TEXTO 1
Os fluxos migratórios, fenômenos que remontam à própria história da humanidade, estão em ritmo crescente no mundo, tornando urgentes, em todos os países, as discussões sobre políticas públicas para migrantes. Segundo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), 65,6 milhões de pessoas foram deslocadas à força no mundo em 2016.
Em relação aos destinos de acolhimento, no mesmo período, dados oficiais do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), apontam que 56% das pessoas deslocadas no mundo foram acolhidas por países da África e do Oriente Médio, 17% da Europa e 16% das Américas. Considerando o contexto brasileiro, de 2010 a 2015, a população de migrantes vindos de países da América do Sul cresceu 20% e alcançou o total de 207 mil pessoas.
Disponível em:< https://nacoesunidas.org/populacao-de-migrantes-no-brasil-aumentou-20-no-periodo-2010-2015- revela-agencia-da-onu/. Acesso em: 11 set. 2018 (adaptado).
TEXTO 2
Recentemente, a situação de imigração no Brasil, por ondas de deslocamento de pessoas nas fronteiras, tem sido percebida cotidianamente em matérias divulgadas pela grande mídia, principalmente no caso do estado de Roraima, que tem notificado a entrada de um grande número de venezuelanos. Somente em solicitações, na condição de refugiados, os venezuelanos formalizaram 17.865 pedidos de acolhida ao Brasil em 2017.
Disponível em: . Acesso em: 11 set. 2018 (adaptado)
Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir:
A situação econômica dos países é fator determinante dos padrões de contorno dos deslocamentos internacionais e está representada na distribuição geográfica dos continentes que mais acolhem as pessoas deslocadas no mundo.
A América do Sul é a região em que há maior acolhimento de povos que, em razão de conflitos internos em seus países, têm se deslocado em massa.
As situações de conflitos entre brasileiros e venezuelanos apontam para a necessidade de revisão da infraestrutura e das políticas públicas voltadas aos migrantes e refugiados.
A sociedade brasileira, caracterizada pela solidariedade e tolerância, apresenta baixa resistência e rejeição aos imigrantes, sendo os conflitos recentes ocorridos na fronteira explicados pela omissão estatal em relação a políticas de acolhimento.
É correto apenas o que se afirma em:
II e III.
III.
I e IV.
II e IV.
I.
A avaliação do Enade é dividida em duas partes: Formação Geral e Componentes Específicos. Na primeira, o objetivo é medir se o estudante compreende temas que vão além da sua área de formação e que são importantes para a realidade contemporânea. Essa etapa é composta por 10 questões sendo 02 (duas) discursivas e 8 (oito) de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de casos. Já a prova de componentes específicos, formada por 30 questões - 27 de múltipla escolha e três discursivas - contempla partes específicas de cada área da profissão e serve para medir habilidades esperadas para determinado perfil profissional.
Analise as assertivas a seguir:
Por meio destas informações e do material estudado é possível inferir que não é necessário dedicar-se à parte de formação geral pois equivale apenas a 25% da prova.
Por meio destas informações e do material estudado é possível inferir que basta dedicar-se ás questões de múltipla escolha por serem em maior número.
Por meio destas informações e do material estudado é possível inferir que apenas no componente específico há questões de múltipla escolha.
Por meio destas informações e do material estudado é possível inferir que é necessário se dedicar às duas partes pois quanto mais acertos melhor avaliados será o curso.
Assinale a alternativa correta.
Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.
Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas.
Apenas a assertiva III está correta.
Apenas as assertivas II e IV estão corretas.
Apenas a assertiva IV está correta.
Segundo o Art. 5º da LEI No 10.861, de 14 de abril 2004, a avaliação do desempenho dos estudantes dos cursos de graduação será realizada mediante aplicação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - ENADE. Sobre esta temática, analise as informações a seguir:
A periodicidade máxima de aplicação do ENADE, aos estudantes de cada curso de graduação, será trienal.
A aplicação do ENADE será acompanhada de instrumento destinado a levantar o perfil dos estudantes, relevante para a compreensão de seus resultados.
O ENADE é componente curricular facultativo dos cursos de graduação, sendo inscrita no histórico escolar do estudante, somente a sua situação regular, com relação a essa obrigação, atestada pela sua efetiva participação ou, quando for o caso, dispensa oficial pelo Ministério da Educação, na forma estabelecida em regulamento.
Marque a alternativa correta:
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são falsas.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
O compromisso com a construção da cidadania pede, necessariamente, uma prática educacional voltada para a compreensão da realidade social e dos direitos e responsabilidades em relação à vida pessoal, coletiva e ambiental. Nessa perspectiva é que foram incorporadas como temas transversais as questões de ética, da pluralidade cultural, do meio ambiente, da saúde e da orientação sexual. Amplos o bastante para traduzir preocupações da sociedade brasileira de hoje, os temas transversais correspondem a questões importantes, urgentes e presentes de várias formas na vida cotidiana. O desafio que se apresenta às escolas é o de abrirem-se para o seu debate.
(BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos temas transversais: ética. Brasília: MEC/SEF, 1997 – com adaptações)
O texto acima ressalta a importância de a escola planejar seu trabalho e o professor preparar aulas com o objetivo de desenvolver:
I. a consciência de que o exercício da cidadania ocorre nos limites da condição socioeconômica de pessoas e grupos.
II. o pensamento de que a democracia e a participação democrática encontram-se reduzidas ao direito do voto.
III. a capacidade de buscar soluções e alternativas para questões da vida coletiva, posicionando-se e respeitando opiniões divergentes.
IV. a capacidade de participar da sociedade, de forma efetiva, realizando ações que visem à superação da desigualdade social.
É correto o que se afirma em:
I e II.
II e IV.
III e IV.
I e III.
II, apenas.
Leia o gráfico, em que é mostrada a evolução do número de trabalhadores de 10 a 14 anos, em algumas regiões metropolitanas brasileiras, em dado período:

Fonte: http://wwwl.fo1h.aluol.com.br/fo1h.a/cotidiano/ult95u85799.shtml, Adaptado)
Leia a charge:

Há relação entre o que é mostrado no gráfico e na charge?
Não, pois a faixa etária acima dos 18 anos é aquela responsável pela disseminação da violência urbana nas grandes cidades brasileiras.
Ambos abordam temas diferentes e não é possível se estabelecer relação mesmo que indireta entre eles.
Não, pois o crescimento do número de crianças e adolescentes que trabalham diminui o risco de sua exposição aos perigos da rua.
Sim, pois ambos se associam ao mesmo contexto de problemas socioeconômicos e culturais vigentes no país.
Sim, pois o crescimento do trabalho infantil no Brasil faz crescer o número de crianças envolvidas com o crime organizado.
TEXTO 1
Os fluxos migratórios, fenômenos que remontam à própria história da humanidade, estão em ritmo crescente no mundo, tornando urgentes, em todos os países, as discussões sobre políticas públicas para migrantes. Segundo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), 65,6 milhões de pessoas foram deslocadas à força no mundo em 2016.
Em relação aos destinos de acolhimento, no mesmo período, dados oficiais do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), apontam que 56% das pessoas deslocadas no mundo foram acolhidas por países da África e do Oriente Médio, 17% da Europa e 16% das Américas. Considerando o contexto brasileiro, de 2010 a 2015, a população de migrantes vindos de países da América do Sul cresceu 20% e alcançou o total de 207 mil pessoas.
Disponível em:< https://nacoesunidas.org/populacao-de-migrantes-no-brasil-aumentou-20-no-periodo-2010-2015- revela-agencia-da-onu/. Acesso em: 11 set. 2018 (adaptado).
TEXTO 2
Recentemente, a situação de imigração no Brasil, por ondas de deslocamento de pessoas nas fronteiras, tem sido percebida cotidianamente em matérias divulgadas pela grande mídia, principalmente no caso do estado de Roraima, que tem notificado a entrada de um grande número de venezuelanos. Somente em solicitações, na condição de refugiados, os venezuelanos formalizaram 17.865 pedidos de acolhida ao Brasil em 2017.
Disponível em: . Acesso em: 11 set. 2018 (adaptado)
Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir:
A situação econômica dos países é fator determinante dos padrões de contorno dos deslocamentos internacionais e está representada na distribuição geográfica dos continentes que mais acolhem as pessoas deslocadas no mundo.
A América do Sul é a região em que há maior acolhimento de povos que, em razão de conflitos internos em seus países, têm se deslocado em massa.
As situações de conflitos entre brasileiros e venezuelanos apontam para a necessidade de revisão da infraestrutura e das políticas públicas voltadas aos migrantes e refugiados.
A sociedade brasileira, caracterizada pela solidariedade e tolerância, apresenta baixa resistência e rejeição aos imigrantes, sendo os conflitos recentes ocorridos na fronteira explicados pela omissão estatal em relação a políticas de acolhimento.
É correto apenas o que se afirma em:
II e III.
III.
I e IV.
II e IV.
I.
A avaliação do Enade é dividida em duas partes: Formação Geral e Componentes Específicos. Na primeira, o objetivo é medir se o estudante compreende temas que vão além da sua área de formação e que são importantes para a realidade contemporânea. Essa etapa é composta por 10 questões sendo 02 (duas) discursivas e 8 (oito) de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de casos. Já a prova de componentes específicos, formada por 30 questões - 27 de múltipla escolha e três discursivas - contempla partes específicas de cada área da profissão e serve para medir habilidades esperadas para determinado perfil profissional.
Analise as assertivas a seguir:
Por meio destas informações e do material estudado é possível inferir que não é necessário dedicar-se à parte de formação geral pois equivale apenas a 25% da prova.
Por meio destas informações e do material estudado é possível inferir que basta dedicar-se ás questões de múltipla escolha por serem em maior número.
Por meio destas informações e do material estudado é possível inferir que apenas no componente específico há questões de múltipla escolha.
Por meio destas informações e do material estudado é possível inferir que é necessário se dedicar às duas partes pois quanto mais acertos melhor avaliados será o curso.
Assinale a alternativa correta.
Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.
Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas.
Apenas a assertiva III está correta.
Apenas as assertivas II e IV estão corretas.
Apenas a assertiva IV está correta.
Segundo o Art. 5º da LEI No 10.861, de 14 de abril 2004, a avaliação do desempenho dos estudantes dos cursos de graduação será realizada mediante aplicação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - ENADE. Sobre esta temática, analise as informações a seguir:
A periodicidade máxima de aplicação do ENADE, aos estudantes de cada curso de graduação, será trienal.
A aplicação do ENADE será acompanhada de instrumento destinado a levantar o perfil dos estudantes, relevante para a compreensão de seus resultados.
O ENADE é componente curricular facultativo dos cursos de graduação, sendo inscrita no histórico escolar do estudante, somente a sua situação regular, com relação a essa obrigação, atestada pela sua efetiva participação ou, quando for o caso, dispensa oficial pelo Ministério da Educação, na forma estabelecida em regulamento.
Marque a alternativa correta:
I e II.
II e IV.
III e IV.
I e III.
II, apenas.
Leia o gráfico, em que é mostrada a evolução do número de trabalhadores de 10 a 14 anos, em algumas regiões metropolitanas brasileiras, em dado período:

Fonte: http://wwwl.fo1h.aluol.com.br/fo1h.a/cotidiano/ult95u85799.shtml, Adaptado)
Leia a charge:

Há relação entre o que é mostrado no gráfico e na charge?
Não, pois a faixa etária acima dos 18 anos é aquela responsável pela disseminação da violência urbana nas grandes cidades brasileiras.
Ambos abordam temas diferentes e não é possível se estabelecer relação mesmo que indireta entre eles.
Não, pois o crescimento do número de crianças e adolescentes que trabalham diminui o risco de sua exposição aos perigos da rua.
Sim, pois ambos se associam ao mesmo contexto de problemas socioeconômicos e culturais vigentes no país.
Sim, pois o crescimento do trabalho infantil no Brasil faz crescer o número de crianças envolvidas com o crime organizado.
TEXTO 1
Os fluxos migratórios, fenômenos que remontam à própria história da humanidade, estão em ritmo crescente no mundo, tornando urgentes, em todos os países, as discussões sobre políticas públicas para migrantes. Segundo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), 65,6 milhões de pessoas foram deslocadas à força no mundo em 2016.
Em relação aos destinos de acolhimento, no mesmo período, dados oficiais do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), apontam que 56% das pessoas deslocadas no mundo foram acolhidas por países da África e do Oriente Médio, 17% da Europa e 16% das Américas. Considerando o contexto brasileiro, de 2010 a 2015, a população de migrantes vindos de países da América do Sul cresceu 20% e alcançou o total de 207 mil pessoas.
Disponível em:< https://nacoesunidas.org/populacao-de-migrantes-no-brasil-aumentou-20-no-periodo-2010-2015- revela-agencia-da-onu/. Acesso em: 11 set. 2018 (adaptado).
TEXTO 2
Recentemente, a situação de imigração no Brasil, por ondas de deslocamento de pessoas nas fronteiras, tem sido percebida cotidianamente em matérias divulgadas pela grande mídia, principalmente no caso do estado de Roraima, que tem notificado a entrada de um grande número de venezuelanos. Somente em solicitações, na condição de refugiados, os venezuelanos formalizaram 17.865 pedidos de acolhida ao Brasil em 2017.
Disponível em: . Acesso em: 11 set. 2018 (adaptado)
Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir:
A situação econômica dos países é fator determinante dos padrões de contorno dos deslocamentos internacionais e está representada na distribuição geográfica dos continentes que mais acolhem as pessoas deslocadas no mundo.
A América do Sul é a região em que há maior acolhimento de povos que, em razão de conflitos internos em seus países, têm se deslocado em massa.
As situações de conflitos entre brasileiros e venezuelanos apontam para a necessidade de revisão da infraestrutura e das políticas públicas voltadas aos migrantes e refugiados.
A sociedade brasileira, caracterizada pela solidariedade e tolerância, apresenta baixa resistência e rejeição aos imigrantes, sendo os conflitos recentes ocorridos na fronteira explicados pela omissão estatal em relação a políticas de acolhimento.
É correto apenas o que se afirma em:
II e III.
III.
I e IV.
II e IV.
I.
A avaliação do Enade é dividida em duas partes: Formação Geral e Componentes Específicos. Na primeira, o objetivo é medir se o estudante compreende temas que vão além da sua área de formação e que são importantes para a realidade contemporânea. Essa etapa é composta por 10 questões sendo 02 (duas) discursivas e 8 (oito) de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de casos. Já a prova de componentes específicos, formada por 30 questões - 27 de múltipla escolha e três discursivas - contempla partes específicas de cada área da profissão e serve para medir habilidades esperadas para determinado perfil profissional.
Analise as assertivas a seguir:
Por meio destas informações e do material estudado é possível inferir que não é necessário dedicar-se à parte de formação geral pois equivale apenas a 25% da prova.
Por meio destas informações e do material estudado é possível inferir que basta dedicar-se ás questões de múltipla escolha por serem em maior número.
Por meio destas informações e do material estudado é possível inferir que apenas no componente específico há questões de múltipla escolha.
Por meio destas informações e do material estudado é possível inferir que é necessário se dedicar às duas partes pois quanto mais acertos melhor avaliados será o curso.
Assinale a alternativa correta.
Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.
Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas.
Apenas a assertiva III está correta.
Apenas as assertivas II e IV estão corretas.
Apenas a assertiva IV está correta.
Segundo o Art. 5º da LEI No 10.861, de 14 de abril 2004, a avaliação do desempenho dos estudantes dos cursos de graduação será realizada mediante aplicação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - ENADE. Sobre esta temática, analise as informações a seguir:
A periodicidade máxima de aplicação do ENADE, aos estudantes de cada curso de graduação, será trienal.
A aplicação do ENADE será acompanhada de instrumento destinado a levantar o perfil dos estudantes, relevante para a compreensão de seus resultados.
O ENADE é componente curricular facultativo dos cursos de graduação, sendo inscrita no histórico escolar do estudante, somente a sua situação regular, com relação a essa obrigação, atestada pela sua efetiva participação ou, quando for o caso, dispensa oficial pelo Ministério da Educação, na forma estabelecida em regulamento.
Marque a alternativa correta:
Não, pois a faixa etária acima dos 18 anos é aquela responsável pela disseminação da violência urbana nas grandes cidades brasileiras.
Ambos abordam temas diferentes e não é possível se estabelecer relação mesmo que indireta entre eles.
Não, pois o crescimento do número de crianças e adolescentes que trabalham diminui o risco de sua exposição aos perigos da rua.
Sim, pois ambos se associam ao mesmo contexto de problemas socioeconômicos e culturais vigentes no país.
Sim, pois o crescimento do trabalho infantil no Brasil faz crescer o número de crianças envolvidas com o crime organizado.
TEXTO 1
Os fluxos migratórios, fenômenos que remontam à própria história da humanidade, estão em ritmo crescente no mundo, tornando urgentes, em todos os países, as discussões sobre políticas públicas para migrantes. Segundo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), 65,6 milhões de pessoas foram deslocadas à força no mundo em 2016.
Em relação aos destinos de acolhimento, no mesmo período, dados oficiais do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), apontam que 56% das pessoas deslocadas no mundo foram acolhidas por países da África e do Oriente Médio, 17% da Europa e 16% das Américas. Considerando o contexto brasileiro, de 2010 a 2015, a população de migrantes vindos de países da América do Sul cresceu 20% e alcançou o total de 207 mil pessoas.
Disponível em:< https://nacoesunidas.org/populacao-de-migrantes-no-brasil-aumentou-20-no-periodo-2010-2015- revela-agencia-da-onu/. Acesso em: 11 set. 2018 (adaptado).
TEXTO 2
Recentemente, a situação de imigração no Brasil, por ondas de deslocamento de pessoas nas fronteiras, tem sido percebida cotidianamente em matérias divulgadas pela grande mídia, principalmente no caso do estado de Roraima, que tem notificado a entrada de um grande número de venezuelanos. Somente em solicitações, na condição de refugiados, os venezuelanos formalizaram 17.865 pedidos de acolhida ao Brasil em 2017.
Disponível em: . Acesso em: 11 set. 2018 (adaptado)
Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir:
A situação econômica dos países é fator determinante dos padrões de contorno dos deslocamentos internacionais e está representada na distribuição geográfica dos continentes que mais acolhem as pessoas deslocadas no mundo.
A América do Sul é a região em que há maior acolhimento de povos que, em razão de conflitos internos em seus países, têm se deslocado em massa.
As situações de conflitos entre brasileiros e venezuelanos apontam para a necessidade de revisão da infraestrutura e das políticas públicas voltadas aos migrantes e refugiados.
A sociedade brasileira, caracterizada pela solidariedade e tolerância, apresenta baixa resistência e rejeição aos imigrantes, sendo os conflitos recentes ocorridos na fronteira explicados pela omissão estatal em relação a políticas de acolhimento.
É correto apenas o que se afirma em:
II e III.
III.
I e IV.
II e IV.
I.
A avaliação do Enade é dividida em duas partes: Formação Geral e Componentes Específicos. Na primeira, o objetivo é medir se o estudante compreende temas que vão além da sua área de formação e que são importantes para a realidade contemporânea. Essa etapa é composta por 10 questões sendo 02 (duas) discursivas e 8 (oito) de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de casos. Já a prova de componentes específicos, formada por 30 questões - 27 de múltipla escolha e três discursivas - contempla partes específicas de cada área da profissão e serve para medir habilidades esperadas para determinado perfil profissional.
Analise as assertivas a seguir:
Por meio destas informações e do material estudado é possível inferir que não é necessário dedicar-se à parte de formação geral pois equivale apenas a 25% da prova.
Por meio destas informações e do material estudado é possível inferir que basta dedicar-se ás questões de múltipla escolha por serem em maior número.
Por meio destas informações e do material estudado é possível inferir que apenas no componente específico há questões de múltipla escolha.
Por meio destas informações e do material estudado é possível inferir que é necessário se dedicar às duas partes pois quanto mais acertos melhor avaliados será o curso.
Assinale a alternativa correta.
Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.
Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas.
Apenas a assertiva III está correta.
Apenas as assertivas II e IV estão corretas.
Apenas a assertiva IV está correta.
Segundo o Art. 5º da LEI No 10.861, de 14 de abril 2004, a avaliação do desempenho dos estudantes dos cursos de graduação será realizada mediante aplicação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - ENADE. Sobre esta temática, analise as informações a seguir:
A periodicidade máxima de aplicação do ENADE, aos estudantes de cada curso de graduação, será trienal.
A aplicação do ENADE será acompanhada de instrumento destinado a levantar o perfil dos estudantes, relevante para a compreensão de seus resultados.
O ENADE é componente curricular facultativo dos cursos de graduação, sendo inscrita no histórico escolar do estudante, somente a sua situação regular, com relação a essa obrigação, atestada pela sua efetiva participação ou, quando for o caso, dispensa oficial pelo Ministério da Educação, na forma estabelecida em regulamento.
Marque a alternativa correta:
II e III.
III.
I e IV.
II e IV.
I.
A avaliação do Enade é dividida em duas partes: Formação Geral e Componentes Específicos. Na primeira, o objetivo é medir se o estudante compreende temas que vão além da sua área de formação e que são importantes para a realidade contemporânea. Essa etapa é composta por 10 questões sendo 02 (duas) discursivas e 8 (oito) de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de casos. Já a prova de componentes específicos, formada por 30 questões - 27 de múltipla escolha e três discursivas - contempla partes específicas de cada área da profissão e serve para medir habilidades esperadas para determinado perfil profissional.
Analise as assertivas a seguir:
Por meio destas informações e do material estudado é possível inferir que não é necessário dedicar-se à parte de formação geral pois equivale apenas a 25% da prova.
Por meio destas informações e do material estudado é possível inferir que basta dedicar-se ás questões de múltipla escolha por serem em maior número.
Por meio destas informações e do material estudado é possível inferir que apenas no componente específico há questões de múltipla escolha.
Por meio destas informações e do material estudado é possível inferir que é necessário se dedicar às duas partes pois quanto mais acertos melhor avaliados será o curso.
Assinale a alternativa correta.
Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.
Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas.
Apenas a assertiva III está correta.
Apenas as assertivas II e IV estão corretas.
Apenas a assertiva IV está correta.
Segundo o Art. 5º da LEI No 10.861, de 14 de abril 2004, a avaliação do desempenho dos estudantes dos cursos de graduação será realizada mediante aplicação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - ENADE. Sobre esta temática, analise as informações a seguir:
A periodicidade máxima de aplicação do ENADE, aos estudantes de cada curso de graduação, será trienal.
A aplicação do ENADE será acompanhada de instrumento destinado a levantar o perfil dos estudantes, relevante para a compreensão de seus resultados.
O ENADE é componente curricular facultativo dos cursos de graduação, sendo inscrita no histórico escolar do estudante, somente a sua situação regular, com relação a essa obrigação, atestada pela sua efetiva participação ou, quando for o caso, dispensa oficial pelo Ministério da Educação, na forma estabelecida em regulamento.
Marque a alternativa correta:
Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.
Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas.
Apenas a assertiva III está correta.
Apenas as assertivas II e IV estão corretas.
Apenas a assertiva IV está correta.