ENADE - FORMAÇÃO GERAL
Conforme disposição do art. 5º, § 5º, da Lei nº. 10.861/2004, o Enade constitui-se componente curricular obrigatório, sendo inscrita no histórico escolar do estudante somente a situação regular com relação a essa obrigação. Sobre os objetivos do ENADE analise as opções a seguir:
Aferir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação.
Aferir o desempenho dos estudantes em relação às suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.
Aferir o desempenho dos estudantes de escolas públicas e particulares do Ensino Médio. Os dados, além de servirem de base para o desempenho pessoal, também são utilizados pelo governo para definir políticas públicas educacionais.
Marque a alternativa correta:
Apenas a opção II constitui objetivo do Enade.
As opções I, II e III constituem objetivos do Enade
Apenas as opções II e III constituem objetivos do Enade.
Apenas as opções I e II constituem objetivos do Enade.
Apenas as opções I e III constituem objetivos do Enade.
Texto 1
O princípio da acessibilidade dispõe que na construção de espaços, na formatação de produtos e no planejamento de serviços deve-se considerar que as pessoas com deficiência (PCD) são usuárias legítimas, dignas e independentes. Nenhum serviço pode ser concedido, permitido, autorizado ou delegado sem acessibilidade plena, para não obstaculizar o exercício pleno dos direitos pelas pessoas com deficiência. A acessibilidade é um direito de todos os cidadãos e, por isso, não se limita a propiciar a inclusão de pessoas com deficiência, mas também de pessoas com mobilidade reduzida, idosos, gestantes e em situação vulnerável.
OLIVEIRA, S. M. de. Cidade e acessibilidade: inclusão social das pessoas com deficiências. In: VIII Simpósio Iberoamericano em comércio internacional, desenvolvimento e integração regional, 2017 (adaptado).
Texto 2
As cidades de que trata o caput deste artigo devem elaborar plano de rotas acessíveis, compatível com o plano diretor no qual está inserido, que disponha sobre os passeios públicos a serem implantados ou reformados pelo poder público, com vistas a garantir acessibilidade da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida a todas as rotas e vias existentes, inclusive as que concentrem os focos geradores de maior circulação de pedestres, como os órgãos públicos e os locais de prestação de serviços públicos e privados de saúde, educação, assistência social, esporte, cultura, correios e telégrafos, bancos, entre outros, sempre que possível de maneira integrada com os sistemas de transporte coletivo de passageiros.
BRASIL. Lei 10.257, de 10 julho de 2001. Regulamenta os arts. 182 e 183 da Constituição Federal, estabelece diretrizes gerais da política urbana e dá outras providências. Brasília, 10 jul. 2001.
Considerando os textos acima com as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.
I. Projetar e adaptar as vias públicas facilita a circulação das pessoas com dificuldade de locomoção e usuários de cadeiras de rodas, sendo uma medida adequada de acessibilidade.
II. Padronizar as calçadas com implantação universal de rampas, faixas de circulação livres de barreiras, guias e pisos antiderrapantes atende ao princípio da acessibilidade.
III. Garantir a ajuda de terceiros a pessoas com deficiências, nos edifícios públicos e em espaços abertos públicos, é uma previsão legal convergente ao princípio da acessibilidade.
IV. Implantar sinalização sonora nos semáforos e informações em braille nas sinalizações dos espaços urbanos para pessoas com deficiência visual são providências de acessibilidade adequadas.
É correto o que se afirma em
I, II, III e IV.
I e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
II e III, apenas.
III, apenas.
O primeiro impacto do novo coronavírus na economia global foi a paralisação das indústrias chinesas. De carros a iPhones, as cadeias de produção mais variadas espalhadas pelo planeta passaram a sofrer um choque inesperado, provocado pelo organismo microscópico que escapou do mercado de animais na cidade chinesa de Wuhan.
[...] A pandemia também revelou o risco da confiança nas cadeias globais de produção e fez ressurgir o protecionismo. Antes mesmo da crise do coronavírus, o governo Trump já promovia uma guerra comercial contra a China, cujo objetivo era o “desacoplamento” das duas economias que funcionaram como motor do crescimento global nas últimas décadas. As dificuldades práticas dessa meta ficaram óbvias quando a China se viu obrigada a interromper a produção, paralisando as cadeias globais.
Fonte: https://g1.globo.com/mundo/blog/helio-gurovitz/post/2020/03/13/o-coronavirus-e-a-globalizacao.ghtml. Acesso 18 mar. 2020.
Conforme o texto a pandemia do coronavírus fez ressurgir o protecionismo. Uma característica protecionista é a garantia de preços mínimos para cada safra com prioridade para a compra da produção interna. Em relação ao protecionismo é correto afirmar.
O protecionismo é uma prática adotada por várias nações do planeta, como forma de inibir a livre concorrência dos produtos estrangeiros.
O protecionismo pratica a taxação mais elevada sobre os produtos importados.
O protecionismo se caracteriza pela adoção isolada ou conjunta de Barreiras fitozoossanitárias.
É correto o que se afirma em:
III, apenas.
I e III, apenas.
I, apenas.
I, II e III.
II, apenas.
As últimas décadas foram marcadas por uma série de mutações que continuam a receber as diversas e variadas denominações e conceituações, no campo econômico, político e social. Denominações que mesclam processos sociais velhos e novos, como globalização ou mundialização, reestruturação produtiva, neoliberalismo, novas tecnologias e padrões de qualificação, aumentam a dualidade social.
Considerando o texto acima, analise as asserções que seguem.
I. As perspectivas atuais do campo educacional estão sendo orientadas fortemente pelas duas grandes estratégias colocadas em andamento pelas classes dominantes para servirem de obstáculos à crise em que se debate o capitalismo: a reestruturação produtiva e o neoliberalismo.
PORQUE
II. Os processos, ora em prática, de reformas na produção e na educação que são denominados neoliberalismo/reestruturação produtiva não implicam a preparação/formação/disciplinamento de um trabalhador apto a participar dos novos processos produtivos flexibilizados.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições falsas.
As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
“O desenvolvimento econômico é vital para os países mais pobres, mas o caminho a seguir não pode ser o mesmo adotado pelos países industrializados. Mesmo porque não seria possível [...]. Embora os países do Hemisfério Norte possuam apenas um quinto da população do planeta, eles detêm quatro quintos dos rendimentos mundiais e consomem 70% da energia, 75% dos metais e 85% da produção de madeira mundial”.
(Disponível em: , acesso em Mar. 2020)
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I) Ao invés de os países pobres seguirem o ideal de consumo dos países ricos, na realidade os países ricos deveriam reduzir o seu consumo.
PORQUE
II) O desenvolvimento sustentável é fundamental, inclusive para o crescimento econômico, já que este depende dos recursos naturais.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são falsas.
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
A ideia segundo a qual todo ser humano, sem distinção, merece tratamento digno corresponde a um valor moral: os seres humanos. O pluralismo político, por exemplo, pressupõe um valor moral: os seres humanos têm o direito de ter suas opiniões, expressá-las e organizar-se em torno delas. Não se deve, portanto, obrigá-los a silenciar ou a esconder seus pontos de vista; vale dizer, são livres. Na sociedade brasileira, não é permitido agir de forma preconceituosa, presumindo a inferioridade de alguns (em razão de etnia, raça, sexo ou cor), sustentando e promovendo a desigualdade. Trata-se de um consenso mínimo, de um conjunto central de valores, indispensável à sociedade democrática: sem esse conjunto central, cai-se na anomia, entendida como ausência de regras ou com total relativização delas.
BRASIL. Ética e Cidadania. Brasília: MEC/SEB, 2007 (adaptado).
Com base nesse fragmento de texto, infere-se que a sociedade moderna e democrática
adota preceitos éticos e morais incompatíveis com o pluralismo político.
sustenta-se em um conjunto de valores pautados pela isonomia no tratamento dos cidadãos.
promove a anomia, ao garantir os direitos de minorias étnicas, de raça, de sexo ou de cor.
apoia-se em preceitos éticos e morais que fundamentam a completa relativização de valores.
admite o pluralismo político, que pressupõe a promoção de algumas identidades étnicas em detrimento de outras.
Os britânicos decidiram sair da União Europeia (EU). A decisão do referendo abalou os mercados financeiros em meio às incertezas sobre os possíveis impactos dessa saída.
Os gráficos a seguir apresentam, respectivamente, as contribuições dos países integrantes do bloco para a EU, em 2014, que somam 144,9 bilhões de euros, e a comparação entre a contribuição do Reino Unido para a EU e a contrapartida dos gastos da EU com o Reino Unido.

Considerando o texto e as informações apresentadas nos gráficos acima, assinale a opção correta.
A soma das participações dos três países com maior contribuição para o bloco econômico supera 60%.
A contribuição dos quatro maiores países do bloco somou 41,13%.
A contribuição do grupo “Outros países” para o bloco econômico foi superior à soma dos dois países com maior participação.
O percentual de participação do Reino Unido com o bloco econômico em 2014 foi de 17,8%, o que o colocou entre os quatro maiores participantes.
A diferença da contribuição do Reino Unido em relação ao recebido no bloco econômico de 38,94%.
A saída do Reino Unido da União Europeia, conhecida como Brexit – abreviação de British Exit –, representa uma demonstração de insatisfação de parte expressiva da população britânica com os rumos atuais da integração europeia. O referendo, realizado em 23 de junho de 2016, no entanto, marca apenas o começo de um processo que, em termos jurídicos, somente se iniciou nove meses depois, em 29 de março de 2017. O Brexit impõe consideráveis desafios jurídicos e políticos. Em termos jurídicos, devem ser considerados especialmente o Tratado da União Europeia e a legislação britânica pertinente, além de determinadas regras de direito internacional, mormente a Convenção de Viena sobre o Direito dos Tratados, de 1969. Politicamente, o atual governo britânico também busca consolidar uma posição que não prejudique seu poder de negociação sobre a maneira como se dará a saída britânica junto às instituições europeias.
SILVA, A. P. Brexit: desafios jurídicos internacionais, regionais e domésticos. Revista Jurídica da Presidência, v. 19 n. 117, fev./mai. 2017, p. 98-124 (adaptado).
Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
A retirada unilateral de um Estado da União Europeia não foi prevista no tratado da organização internacional, o que tornou necessária a revisão do tratado constitutivo para incorporar um novo artigo que tratasse do tema.
O Brexit pode impactar os acordos firmados pelo Reino Unido com terceiros Estados e sua condição de membro em organizações, uma vez que a União Europeia pode assinar tratados em nome de seus Estados-membros e participar de organizações internacionais.
Após a saída do bloco europeu, o Reino Unido poderá desenvolver suas relações comerciais de forma independente do bloco, o que impactará suas tarifas alfandegárias.
É correto o que se afirma em:
I, II e III.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
I, apenas.
III, apenas.
Hoje, o conceito de inclusão digital está intimamente ligado ao de inclusão social. Nesse sentido, o computador é uma ferramenta de construção e aprimoramento de conhecimento que permite acesso à educação e ao trabalho, desenvolvimento pessoal e melhor qualidade de vida.
(FERREIRA, J. R. et aI. Inclusão Digital. In: BRASIL. O Futuro da Indústria de Software: a perspectiva do Brasil. Brasília: MDIC/STI, 2004 – com adaptações)
Diante do cenário high tech (de alta tecnologia), a inclusão digital faz-se necessária para todos. As situações rotineiras geradas pelo avanço tecnológico produzem fascínio, admiração, euforia e curiosidade em alguns, mas, em outros, provocam sentimento de impotência, ansiedade, medo e insegurança. Algumas pessoas ainda olham para a tecnologia como um mundo complicado e desconhecido. No entanto, conhecer as características da tecnologia e sua linguagem digital é importante para a inclusão na sociedade globalizada.
Nesse contexto, políticas públicas de inclusão digital devem ser norteadas por objetivos que incluam:
I. a inserção no mercado de trabalho e a geração de renda.
II. o domínio de ferramentas de robótica e de automação.
III. a difusão do conhecimento tecnológico.
Está CORRETO o que se afirma em:
Apenas a opção II constitui objetivo do Enade.
As opções I, II e III constituem objetivos do Enade
Apenas as opções II e III constituem objetivos do Enade.
Apenas as opções I e II constituem objetivos do Enade.
Apenas as opções I e III constituem objetivos do Enade.
Texto 1
O princípio da acessibilidade dispõe que na construção de espaços, na formatação de produtos e no planejamento de serviços deve-se considerar que as pessoas com deficiência (PCD) são usuárias legítimas, dignas e independentes. Nenhum serviço pode ser concedido, permitido, autorizado ou delegado sem acessibilidade plena, para não obstaculizar o exercício pleno dos direitos pelas pessoas com deficiência. A acessibilidade é um direito de todos os cidadãos e, por isso, não se limita a propiciar a inclusão de pessoas com deficiência, mas também de pessoas com mobilidade reduzida, idosos, gestantes e em situação vulnerável.
OLIVEIRA, S. M. de. Cidade e acessibilidade: inclusão social das pessoas com deficiências. In: VIII Simpósio Iberoamericano em comércio internacional, desenvolvimento e integração regional, 2017 (adaptado).
Texto 2
As cidades de que trata o caput deste artigo devem elaborar plano de rotas acessíveis, compatível com o plano diretor no qual está inserido, que disponha sobre os passeios públicos a serem implantados ou reformados pelo poder público, com vistas a garantir acessibilidade da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida a todas as rotas e vias existentes, inclusive as que concentrem os focos geradores de maior circulação de pedestres, como os órgãos públicos e os locais de prestação de serviços públicos e privados de saúde, educação, assistência social, esporte, cultura, correios e telégrafos, bancos, entre outros, sempre que possível de maneira integrada com os sistemas de transporte coletivo de passageiros.
BRASIL. Lei 10.257, de 10 julho de 2001. Regulamenta os arts. 182 e 183 da Constituição Federal, estabelece diretrizes gerais da política urbana e dá outras providências. Brasília, 10 jul. 2001.
Considerando os textos acima com as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.
I. Projetar e adaptar as vias públicas facilita a circulação das pessoas com dificuldade de locomoção e usuários de cadeiras de rodas, sendo uma medida adequada de acessibilidade.
II. Padronizar as calçadas com implantação universal de rampas, faixas de circulação livres de barreiras, guias e pisos antiderrapantes atende ao princípio da acessibilidade.
III. Garantir a ajuda de terceiros a pessoas com deficiências, nos edifícios públicos e em espaços abertos públicos, é uma previsão legal convergente ao princípio da acessibilidade.
IV. Implantar sinalização sonora nos semáforos e informações em braille nas sinalizações dos espaços urbanos para pessoas com deficiência visual são providências de acessibilidade adequadas.
É correto o que se afirma em
I, II, III e IV.
I e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
II e III, apenas.
III, apenas.
O primeiro impacto do novo coronavírus na economia global foi a paralisação das indústrias chinesas. De carros a iPhones, as cadeias de produção mais variadas espalhadas pelo planeta passaram a sofrer um choque inesperado, provocado pelo organismo microscópico que escapou do mercado de animais na cidade chinesa de Wuhan.
[...] A pandemia também revelou o risco da confiança nas cadeias globais de produção e fez ressurgir o protecionismo. Antes mesmo da crise do coronavírus, o governo Trump já promovia uma guerra comercial contra a China, cujo objetivo era o “desacoplamento” das duas economias que funcionaram como motor do crescimento global nas últimas décadas. As dificuldades práticas dessa meta ficaram óbvias quando a China se viu obrigada a interromper a produção, paralisando as cadeias globais.
Fonte: https://g1.globo.com/mundo/blog/helio-gurovitz/post/2020/03/13/o-coronavirus-e-a-globalizacao.ghtml. Acesso 18 mar. 2020.
Conforme o texto a pandemia do coronavírus fez ressurgir o protecionismo. Uma característica protecionista é a garantia de preços mínimos para cada safra com prioridade para a compra da produção interna. Em relação ao protecionismo é correto afirmar.
O protecionismo é uma prática adotada por várias nações do planeta, como forma de inibir a livre concorrência dos produtos estrangeiros.
O protecionismo pratica a taxação mais elevada sobre os produtos importados.
O protecionismo se caracteriza pela adoção isolada ou conjunta de Barreiras fitozoossanitárias.
É correto o que se afirma em:
III, apenas.
I e III, apenas.
I, apenas.
I, II e III.
II, apenas.
As últimas décadas foram marcadas por uma série de mutações que continuam a receber as diversas e variadas denominações e conceituações, no campo econômico, político e social. Denominações que mesclam processos sociais velhos e novos, como globalização ou mundialização, reestruturação produtiva, neoliberalismo, novas tecnologias e padrões de qualificação, aumentam a dualidade social.
Considerando o texto acima, analise as asserções que seguem.
I. As perspectivas atuais do campo educacional estão sendo orientadas fortemente pelas duas grandes estratégias colocadas em andamento pelas classes dominantes para servirem de obstáculos à crise em que se debate o capitalismo: a reestruturação produtiva e o neoliberalismo.
PORQUE
II. Os processos, ora em prática, de reformas na produção e na educação que são denominados neoliberalismo/reestruturação produtiva não implicam a preparação/formação/disciplinamento de um trabalhador apto a participar dos novos processos produtivos flexibilizados.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições falsas.
As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
“O desenvolvimento econômico é vital para os países mais pobres, mas o caminho a seguir não pode ser o mesmo adotado pelos países industrializados. Mesmo porque não seria possível [...]. Embora os países do Hemisfério Norte possuam apenas um quinto da população do planeta, eles detêm quatro quintos dos rendimentos mundiais e consomem 70% da energia, 75% dos metais e 85% da produção de madeira mundial”.
(Disponível em: , acesso em Mar. 2020)
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I) Ao invés de os países pobres seguirem o ideal de consumo dos países ricos, na realidade os países ricos deveriam reduzir o seu consumo.
PORQUE
II) O desenvolvimento sustentável é fundamental, inclusive para o crescimento econômico, já que este depende dos recursos naturais.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são falsas.
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
A ideia segundo a qual todo ser humano, sem distinção, merece tratamento digno corresponde a um valor moral: os seres humanos. O pluralismo político, por exemplo, pressupõe um valor moral: os seres humanos têm o direito de ter suas opiniões, expressá-las e organizar-se em torno delas. Não se deve, portanto, obrigá-los a silenciar ou a esconder seus pontos de vista; vale dizer, são livres. Na sociedade brasileira, não é permitido agir de forma preconceituosa, presumindo a inferioridade de alguns (em razão de etnia, raça, sexo ou cor), sustentando e promovendo a desigualdade. Trata-se de um consenso mínimo, de um conjunto central de valores, indispensável à sociedade democrática: sem esse conjunto central, cai-se na anomia, entendida como ausência de regras ou com total relativização delas.
BRASIL. Ética e Cidadania. Brasília: MEC/SEB, 2007 (adaptado).
Com base nesse fragmento de texto, infere-se que a sociedade moderna e democrática
adota preceitos éticos e morais incompatíveis com o pluralismo político.
sustenta-se em um conjunto de valores pautados pela isonomia no tratamento dos cidadãos.
promove a anomia, ao garantir os direitos de minorias étnicas, de raça, de sexo ou de cor.
apoia-se em preceitos éticos e morais que fundamentam a completa relativização de valores.
admite o pluralismo político, que pressupõe a promoção de algumas identidades étnicas em detrimento de outras.
Os britânicos decidiram sair da União Europeia (EU). A decisão do referendo abalou os mercados financeiros em meio às incertezas sobre os possíveis impactos dessa saída.
Os gráficos a seguir apresentam, respectivamente, as contribuições dos países integrantes do bloco para a EU, em 2014, que somam 144,9 bilhões de euros, e a comparação entre a contribuição do Reino Unido para a EU e a contrapartida dos gastos da EU com o Reino Unido.

Considerando o texto e as informações apresentadas nos gráficos acima, assinale a opção correta.
A soma das participações dos três países com maior contribuição para o bloco econômico supera 60%.
A contribuição dos quatro maiores países do bloco somou 41,13%.
A contribuição do grupo “Outros países” para o bloco econômico foi superior à soma dos dois países com maior participação.
O percentual de participação do Reino Unido com o bloco econômico em 2014 foi de 17,8%, o que o colocou entre os quatro maiores participantes.
A diferença da contribuição do Reino Unido em relação ao recebido no bloco econômico de 38,94%.
A saída do Reino Unido da União Europeia, conhecida como Brexit – abreviação de British Exit –, representa uma demonstração de insatisfação de parte expressiva da população britânica com os rumos atuais da integração europeia. O referendo, realizado em 23 de junho de 2016, no entanto, marca apenas o começo de um processo que, em termos jurídicos, somente se iniciou nove meses depois, em 29 de março de 2017. O Brexit impõe consideráveis desafios jurídicos e políticos. Em termos jurídicos, devem ser considerados especialmente o Tratado da União Europeia e a legislação britânica pertinente, além de determinadas regras de direito internacional, mormente a Convenção de Viena sobre o Direito dos Tratados, de 1969. Politicamente, o atual governo britânico também busca consolidar uma posição que não prejudique seu poder de negociação sobre a maneira como se dará a saída britânica junto às instituições europeias.
SILVA, A. P. Brexit: desafios jurídicos internacionais, regionais e domésticos. Revista Jurídica da Presidência, v. 19 n. 117, fev./mai. 2017, p. 98-124 (adaptado).
Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
A retirada unilateral de um Estado da União Europeia não foi prevista no tratado da organização internacional, o que tornou necessária a revisão do tratado constitutivo para incorporar um novo artigo que tratasse do tema.
O Brexit pode impactar os acordos firmados pelo Reino Unido com terceiros Estados e sua condição de membro em organizações, uma vez que a União Europeia pode assinar tratados em nome de seus Estados-membros e participar de organizações internacionais.
Após a saída do bloco europeu, o Reino Unido poderá desenvolver suas relações comerciais de forma independente do bloco, o que impactará suas tarifas alfandegárias.
É correto o que se afirma em:
I, II e III.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
I, apenas.
III, apenas.
Hoje, o conceito de inclusão digital está intimamente ligado ao de inclusão social. Nesse sentido, o computador é uma ferramenta de construção e aprimoramento de conhecimento que permite acesso à educação e ao trabalho, desenvolvimento pessoal e melhor qualidade de vida.
(FERREIRA, J. R. et aI. Inclusão Digital. In: BRASIL. O Futuro da Indústria de Software: a perspectiva do Brasil. Brasília: MDIC/STI, 2004 – com adaptações)
Diante do cenário high tech (de alta tecnologia), a inclusão digital faz-se necessária para todos. As situações rotineiras geradas pelo avanço tecnológico produzem fascínio, admiração, euforia e curiosidade em alguns, mas, em outros, provocam sentimento de impotência, ansiedade, medo e insegurança. Algumas pessoas ainda olham para a tecnologia como um mundo complicado e desconhecido. No entanto, conhecer as características da tecnologia e sua linguagem digital é importante para a inclusão na sociedade globalizada.
Nesse contexto, políticas públicas de inclusão digital devem ser norteadas por objetivos que incluam:
I. a inserção no mercado de trabalho e a geração de renda.
II. o domínio de ferramentas de robótica e de automação.
III. a difusão do conhecimento tecnológico.
Está CORRETO o que se afirma em:
I, II, III e IV.
I e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
II e III, apenas.
III, apenas.
O primeiro impacto do novo coronavírus na economia global foi a paralisação das indústrias chinesas. De carros a iPhones, as cadeias de produção mais variadas espalhadas pelo planeta passaram a sofrer um choque inesperado, provocado pelo organismo microscópico que escapou do mercado de animais na cidade chinesa de Wuhan.
[...] A pandemia também revelou o risco da confiança nas cadeias globais de produção e fez ressurgir o protecionismo. Antes mesmo da crise do coronavírus, o governo Trump já promovia uma guerra comercial contra a China, cujo objetivo era o “desacoplamento” das duas economias que funcionaram como motor do crescimento global nas últimas décadas. As dificuldades práticas dessa meta ficaram óbvias quando a China se viu obrigada a interromper a produção, paralisando as cadeias globais.
Fonte: https://g1.globo.com/mundo/blog/helio-gurovitz/post/2020/03/13/o-coronavirus-e-a-globalizacao.ghtml. Acesso 18 mar. 2020.
Conforme o texto a pandemia do coronavírus fez ressurgir o protecionismo. Uma característica protecionista é a garantia de preços mínimos para cada safra com prioridade para a compra da produção interna. Em relação ao protecionismo é correto afirmar.
O protecionismo é uma prática adotada por várias nações do planeta, como forma de inibir a livre concorrência dos produtos estrangeiros.
O protecionismo pratica a taxação mais elevada sobre os produtos importados.
O protecionismo se caracteriza pela adoção isolada ou conjunta de Barreiras fitozoossanitárias.
É correto o que se afirma em:
III, apenas.
I e III, apenas.
I, apenas.
I, II e III.
II, apenas.
As últimas décadas foram marcadas por uma série de mutações que continuam a receber as diversas e variadas denominações e conceituações, no campo econômico, político e social. Denominações que mesclam processos sociais velhos e novos, como globalização ou mundialização, reestruturação produtiva, neoliberalismo, novas tecnologias e padrões de qualificação, aumentam a dualidade social.
Considerando o texto acima, analise as asserções que seguem.
I. As perspectivas atuais do campo educacional estão sendo orientadas fortemente pelas duas grandes estratégias colocadas em andamento pelas classes dominantes para servirem de obstáculos à crise em que se debate o capitalismo: a reestruturação produtiva e o neoliberalismo.
PORQUE
II. Os processos, ora em prática, de reformas na produção e na educação que são denominados neoliberalismo/reestruturação produtiva não implicam a preparação/formação/disciplinamento de um trabalhador apto a participar dos novos processos produtivos flexibilizados.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições falsas.
As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
“O desenvolvimento econômico é vital para os países mais pobres, mas o caminho a seguir não pode ser o mesmo adotado pelos países industrializados. Mesmo porque não seria possível [...]. Embora os países do Hemisfério Norte possuam apenas um quinto da população do planeta, eles detêm quatro quintos dos rendimentos mundiais e consomem 70% da energia, 75% dos metais e 85% da produção de madeira mundial”.
(Disponível em: , acesso em Mar. 2020)
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I) Ao invés de os países pobres seguirem o ideal de consumo dos países ricos, na realidade os países ricos deveriam reduzir o seu consumo.
PORQUE
II) O desenvolvimento sustentável é fundamental, inclusive para o crescimento econômico, já que este depende dos recursos naturais.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são falsas.
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
A ideia segundo a qual todo ser humano, sem distinção, merece tratamento digno corresponde a um valor moral: os seres humanos. O pluralismo político, por exemplo, pressupõe um valor moral: os seres humanos têm o direito de ter suas opiniões, expressá-las e organizar-se em torno delas. Não se deve, portanto, obrigá-los a silenciar ou a esconder seus pontos de vista; vale dizer, são livres. Na sociedade brasileira, não é permitido agir de forma preconceituosa, presumindo a inferioridade de alguns (em razão de etnia, raça, sexo ou cor), sustentando e promovendo a desigualdade. Trata-se de um consenso mínimo, de um conjunto central de valores, indispensável à sociedade democrática: sem esse conjunto central, cai-se na anomia, entendida como ausência de regras ou com total relativização delas.
BRASIL. Ética e Cidadania. Brasília: MEC/SEB, 2007 (adaptado).
Com base nesse fragmento de texto, infere-se que a sociedade moderna e democrática
adota preceitos éticos e morais incompatíveis com o pluralismo político.
sustenta-se em um conjunto de valores pautados pela isonomia no tratamento dos cidadãos.
promove a anomia, ao garantir os direitos de minorias étnicas, de raça, de sexo ou de cor.
apoia-se em preceitos éticos e morais que fundamentam a completa relativização de valores.
admite o pluralismo político, que pressupõe a promoção de algumas identidades étnicas em detrimento de outras.
Os britânicos decidiram sair da União Europeia (EU). A decisão do referendo abalou os mercados financeiros em meio às incertezas sobre os possíveis impactos dessa saída.
Os gráficos a seguir apresentam, respectivamente, as contribuições dos países integrantes do bloco para a EU, em 2014, que somam 144,9 bilhões de euros, e a comparação entre a contribuição do Reino Unido para a EU e a contrapartida dos gastos da EU com o Reino Unido.

Considerando o texto e as informações apresentadas nos gráficos acima, assinale a opção correta.
A soma das participações dos três países com maior contribuição para o bloco econômico supera 60%.
A contribuição dos quatro maiores países do bloco somou 41,13%.
A contribuição do grupo “Outros países” para o bloco econômico foi superior à soma dos dois países com maior participação.
O percentual de participação do Reino Unido com o bloco econômico em 2014 foi de 17,8%, o que o colocou entre os quatro maiores participantes.
A diferença da contribuição do Reino Unido em relação ao recebido no bloco econômico de 38,94%.
A saída do Reino Unido da União Europeia, conhecida como Brexit – abreviação de British Exit –, representa uma demonstração de insatisfação de parte expressiva da população britânica com os rumos atuais da integração europeia. O referendo, realizado em 23 de junho de 2016, no entanto, marca apenas o começo de um processo que, em termos jurídicos, somente se iniciou nove meses depois, em 29 de março de 2017. O Brexit impõe consideráveis desafios jurídicos e políticos. Em termos jurídicos, devem ser considerados especialmente o Tratado da União Europeia e a legislação britânica pertinente, além de determinadas regras de direito internacional, mormente a Convenção de Viena sobre o Direito dos Tratados, de 1969. Politicamente, o atual governo britânico também busca consolidar uma posição que não prejudique seu poder de negociação sobre a maneira como se dará a saída britânica junto às instituições europeias.
SILVA, A. P. Brexit: desafios jurídicos internacionais, regionais e domésticos. Revista Jurídica da Presidência, v. 19 n. 117, fev./mai. 2017, p. 98-124 (adaptado).
Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
A retirada unilateral de um Estado da União Europeia não foi prevista no tratado da organização internacional, o que tornou necessária a revisão do tratado constitutivo para incorporar um novo artigo que tratasse do tema.
O Brexit pode impactar os acordos firmados pelo Reino Unido com terceiros Estados e sua condição de membro em organizações, uma vez que a União Europeia pode assinar tratados em nome de seus Estados-membros e participar de organizações internacionais.
Após a saída do bloco europeu, o Reino Unido poderá desenvolver suas relações comerciais de forma independente do bloco, o que impactará suas tarifas alfandegárias.
É correto o que se afirma em:
I, II e III.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
I, apenas.
III, apenas.
Hoje, o conceito de inclusão digital está intimamente ligado ao de inclusão social. Nesse sentido, o computador é uma ferramenta de construção e aprimoramento de conhecimento que permite acesso à educação e ao trabalho, desenvolvimento pessoal e melhor qualidade de vida.
(FERREIRA, J. R. et aI. Inclusão Digital. In: BRASIL. O Futuro da Indústria de Software: a perspectiva do Brasil. Brasília: MDIC/STI, 2004 – com adaptações)
Diante do cenário high tech (de alta tecnologia), a inclusão digital faz-se necessária para todos. As situações rotineiras geradas pelo avanço tecnológico produzem fascínio, admiração, euforia e curiosidade em alguns, mas, em outros, provocam sentimento de impotência, ansiedade, medo e insegurança. Algumas pessoas ainda olham para a tecnologia como um mundo complicado e desconhecido. No entanto, conhecer as características da tecnologia e sua linguagem digital é importante para a inclusão na sociedade globalizada.
Nesse contexto, políticas públicas de inclusão digital devem ser norteadas por objetivos que incluam:
I. a inserção no mercado de trabalho e a geração de renda.
II. o domínio de ferramentas de robótica e de automação.
III. a difusão do conhecimento tecnológico.
Está CORRETO o que se afirma em:
III, apenas.
I e III, apenas.
I, apenas.
I, II e III.
II, apenas.
As últimas décadas foram marcadas por uma série de mutações que continuam a receber as diversas e variadas denominações e conceituações, no campo econômico, político e social. Denominações que mesclam processos sociais velhos e novos, como globalização ou mundialização, reestruturação produtiva, neoliberalismo, novas tecnologias e padrões de qualificação, aumentam a dualidade social.
Considerando o texto acima, analise as asserções que seguem.
I. As perspectivas atuais do campo educacional estão sendo orientadas fortemente pelas duas grandes estratégias colocadas em andamento pelas classes dominantes para servirem de obstáculos à crise em que se debate o capitalismo: a reestruturação produtiva e o neoliberalismo.
PORQUE
II. Os processos, ora em prática, de reformas na produção e na educação que são denominados neoliberalismo/reestruturação produtiva não implicam a preparação/formação/disciplinamento de um trabalhador apto a participar dos novos processos produtivos flexibilizados.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições falsas.
As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
“O desenvolvimento econômico é vital para os países mais pobres, mas o caminho a seguir não pode ser o mesmo adotado pelos países industrializados. Mesmo porque não seria possível [...]. Embora os países do Hemisfério Norte possuam apenas um quinto da população do planeta, eles detêm quatro quintos dos rendimentos mundiais e consomem 70% da energia, 75% dos metais e 85% da produção de madeira mundial”.
(Disponível em: , acesso em Mar. 2020)
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I) Ao invés de os países pobres seguirem o ideal de consumo dos países ricos, na realidade os países ricos deveriam reduzir o seu consumo.
PORQUE
II) O desenvolvimento sustentável é fundamental, inclusive para o crescimento econômico, já que este depende dos recursos naturais.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são falsas.
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
A ideia segundo a qual todo ser humano, sem distinção, merece tratamento digno corresponde a um valor moral: os seres humanos. O pluralismo político, por exemplo, pressupõe um valor moral: os seres humanos têm o direito de ter suas opiniões, expressá-las e organizar-se em torno delas. Não se deve, portanto, obrigá-los a silenciar ou a esconder seus pontos de vista; vale dizer, são livres. Na sociedade brasileira, não é permitido agir de forma preconceituosa, presumindo a inferioridade de alguns (em razão de etnia, raça, sexo ou cor), sustentando e promovendo a desigualdade. Trata-se de um consenso mínimo, de um conjunto central de valores, indispensável à sociedade democrática: sem esse conjunto central, cai-se na anomia, entendida como ausência de regras ou com total relativização delas.
BRASIL. Ética e Cidadania. Brasília: MEC/SEB, 2007 (adaptado).
Com base nesse fragmento de texto, infere-se que a sociedade moderna e democrática
adota preceitos éticos e morais incompatíveis com o pluralismo político.
sustenta-se em um conjunto de valores pautados pela isonomia no tratamento dos cidadãos.
promove a anomia, ao garantir os direitos de minorias étnicas, de raça, de sexo ou de cor.
apoia-se em preceitos éticos e morais que fundamentam a completa relativização de valores.
admite o pluralismo político, que pressupõe a promoção de algumas identidades étnicas em detrimento de outras.
Os britânicos decidiram sair da União Europeia (EU). A decisão do referendo abalou os mercados financeiros em meio às incertezas sobre os possíveis impactos dessa saída.
Os gráficos a seguir apresentam, respectivamente, as contribuições dos países integrantes do bloco para a EU, em 2014, que somam 144,9 bilhões de euros, e a comparação entre a contribuição do Reino Unido para a EU e a contrapartida dos gastos da EU com o Reino Unido.

Considerando o texto e as informações apresentadas nos gráficos acima, assinale a opção correta.
A soma das participações dos três países com maior contribuição para o bloco econômico supera 60%.
A contribuição dos quatro maiores países do bloco somou 41,13%.
A contribuição do grupo “Outros países” para o bloco econômico foi superior à soma dos dois países com maior participação.
O percentual de participação do Reino Unido com o bloco econômico em 2014 foi de 17,8%, o que o colocou entre os quatro maiores participantes.
A diferença da contribuição do Reino Unido em relação ao recebido no bloco econômico de 38,94%.
A saída do Reino Unido da União Europeia, conhecida como Brexit – abreviação de British Exit –, representa uma demonstração de insatisfação de parte expressiva da população britânica com os rumos atuais da integração europeia. O referendo, realizado em 23 de junho de 2016, no entanto, marca apenas o começo de um processo que, em termos jurídicos, somente se iniciou nove meses depois, em 29 de março de 2017. O Brexit impõe consideráveis desafios jurídicos e políticos. Em termos jurídicos, devem ser considerados especialmente o Tratado da União Europeia e a legislação britânica pertinente, além de determinadas regras de direito internacional, mormente a Convenção de Viena sobre o Direito dos Tratados, de 1969. Politicamente, o atual governo britânico também busca consolidar uma posição que não prejudique seu poder de negociação sobre a maneira como se dará a saída britânica junto às instituições europeias.
SILVA, A. P. Brexit: desafios jurídicos internacionais, regionais e domésticos. Revista Jurídica da Presidência, v. 19 n. 117, fev./mai. 2017, p. 98-124 (adaptado).
Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
A retirada unilateral de um Estado da União Europeia não foi prevista no tratado da organização internacional, o que tornou necessária a revisão do tratado constitutivo para incorporar um novo artigo que tratasse do tema.
O Brexit pode impactar os acordos firmados pelo Reino Unido com terceiros Estados e sua condição de membro em organizações, uma vez que a União Europeia pode assinar tratados em nome de seus Estados-membros e participar de organizações internacionais.
Após a saída do bloco europeu, o Reino Unido poderá desenvolver suas relações comerciais de forma independente do bloco, o que impactará suas tarifas alfandegárias.
É correto o que se afirma em:
I, II e III.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
I, apenas.
III, apenas.
Hoje, o conceito de inclusão digital está intimamente ligado ao de inclusão social. Nesse sentido, o computador é uma ferramenta de construção e aprimoramento de conhecimento que permite acesso à educação e ao trabalho, desenvolvimento pessoal e melhor qualidade de vida.
(FERREIRA, J. R. et aI. Inclusão Digital. In: BRASIL. O Futuro da Indústria de Software: a perspectiva do Brasil. Brasília: MDIC/STI, 2004 – com adaptações)
Diante do cenário high tech (de alta tecnologia), a inclusão digital faz-se necessária para todos. As situações rotineiras geradas pelo avanço tecnológico produzem fascínio, admiração, euforia e curiosidade em alguns, mas, em outros, provocam sentimento de impotência, ansiedade, medo e insegurança. Algumas pessoas ainda olham para a tecnologia como um mundo complicado e desconhecido. No entanto, conhecer as características da tecnologia e sua linguagem digital é importante para a inclusão na sociedade globalizada.
Nesse contexto, políticas públicas de inclusão digital devem ser norteadas por objetivos que incluam:
I. a inserção no mercado de trabalho e a geração de renda.
II. o domínio de ferramentas de robótica e de automação.
III. a difusão do conhecimento tecnológico.
Está CORRETO o que se afirma em:
A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições falsas.
As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
“O desenvolvimento econômico é vital para os países mais pobres, mas o caminho a seguir não pode ser o mesmo adotado pelos países industrializados. Mesmo porque não seria possível [...]. Embora os países do Hemisfério Norte possuam apenas um quinto da população do planeta, eles detêm quatro quintos dos rendimentos mundiais e consomem 70% da energia, 75% dos metais e 85% da produção de madeira mundial”.
(Disponível em: , acesso em Mar. 2020)
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I) Ao invés de os países pobres seguirem o ideal de consumo dos países ricos, na realidade os países ricos deveriam reduzir o seu consumo.
PORQUE
II) O desenvolvimento sustentável é fundamental, inclusive para o crescimento econômico, já que este depende dos recursos naturais.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são falsas.
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
A ideia segundo a qual todo ser humano, sem distinção, merece tratamento digno corresponde a um valor moral: os seres humanos. O pluralismo político, por exemplo, pressupõe um valor moral: os seres humanos têm o direito de ter suas opiniões, expressá-las e organizar-se em torno delas. Não se deve, portanto, obrigá-los a silenciar ou a esconder seus pontos de vista; vale dizer, são livres. Na sociedade brasileira, não é permitido agir de forma preconceituosa, presumindo a inferioridade de alguns (em razão de etnia, raça, sexo ou cor), sustentando e promovendo a desigualdade. Trata-se de um consenso mínimo, de um conjunto central de valores, indispensável à sociedade democrática: sem esse conjunto central, cai-se na anomia, entendida como ausência de regras ou com total relativização delas.
BRASIL. Ética e Cidadania. Brasília: MEC/SEB, 2007 (adaptado).
Com base nesse fragmento de texto, infere-se que a sociedade moderna e democrática
adota preceitos éticos e morais incompatíveis com o pluralismo político.
sustenta-se em um conjunto de valores pautados pela isonomia no tratamento dos cidadãos.
promove a anomia, ao garantir os direitos de minorias étnicas, de raça, de sexo ou de cor.
apoia-se em preceitos éticos e morais que fundamentam a completa relativização de valores.
admite o pluralismo político, que pressupõe a promoção de algumas identidades étnicas em detrimento de outras.
Os britânicos decidiram sair da União Europeia (EU). A decisão do referendo abalou os mercados financeiros em meio às incertezas sobre os possíveis impactos dessa saída.
Os gráficos a seguir apresentam, respectivamente, as contribuições dos países integrantes do bloco para a EU, em 2014, que somam 144,9 bilhões de euros, e a comparação entre a contribuição do Reino Unido para a EU e a contrapartida dos gastos da EU com o Reino Unido.

Considerando o texto e as informações apresentadas nos gráficos acima, assinale a opção correta.
A soma das participações dos três países com maior contribuição para o bloco econômico supera 60%.
A contribuição dos quatro maiores países do bloco somou 41,13%.
A contribuição do grupo “Outros países” para o bloco econômico foi superior à soma dos dois países com maior participação.
O percentual de participação do Reino Unido com o bloco econômico em 2014 foi de 17,8%, o que o colocou entre os quatro maiores participantes.
A diferença da contribuição do Reino Unido em relação ao recebido no bloco econômico de 38,94%.
A saída do Reino Unido da União Europeia, conhecida como Brexit – abreviação de British Exit –, representa uma demonstração de insatisfação de parte expressiva da população britânica com os rumos atuais da integração europeia. O referendo, realizado em 23 de junho de 2016, no entanto, marca apenas o começo de um processo que, em termos jurídicos, somente se iniciou nove meses depois, em 29 de março de 2017. O Brexit impõe consideráveis desafios jurídicos e políticos. Em termos jurídicos, devem ser considerados especialmente o Tratado da União Europeia e a legislação britânica pertinente, além de determinadas regras de direito internacional, mormente a Convenção de Viena sobre o Direito dos Tratados, de 1969. Politicamente, o atual governo britânico também busca consolidar uma posição que não prejudique seu poder de negociação sobre a maneira como se dará a saída britânica junto às instituições europeias.
SILVA, A. P. Brexit: desafios jurídicos internacionais, regionais e domésticos. Revista Jurídica da Presidência, v. 19 n. 117, fev./mai. 2017, p. 98-124 (adaptado).
Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
A retirada unilateral de um Estado da União Europeia não foi prevista no tratado da organização internacional, o que tornou necessária a revisão do tratado constitutivo para incorporar um novo artigo que tratasse do tema.
O Brexit pode impactar os acordos firmados pelo Reino Unido com terceiros Estados e sua condição de membro em organizações, uma vez que a União Europeia pode assinar tratados em nome de seus Estados-membros e participar de organizações internacionais.
Após a saída do bloco europeu, o Reino Unido poderá desenvolver suas relações comerciais de forma independente do bloco, o que impactará suas tarifas alfandegárias.
É correto o que se afirma em:
I, II e III.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
I, apenas.
III, apenas.
Hoje, o conceito de inclusão digital está intimamente ligado ao de inclusão social. Nesse sentido, o computador é uma ferramenta de construção e aprimoramento de conhecimento que permite acesso à educação e ao trabalho, desenvolvimento pessoal e melhor qualidade de vida.
(FERREIRA, J. R. et aI. Inclusão Digital. In: BRASIL. O Futuro da Indústria de Software: a perspectiva do Brasil. Brasília: MDIC/STI, 2004 – com adaptações)
Diante do cenário high tech (de alta tecnologia), a inclusão digital faz-se necessária para todos. As situações rotineiras geradas pelo avanço tecnológico produzem fascínio, admiração, euforia e curiosidade em alguns, mas, em outros, provocam sentimento de impotência, ansiedade, medo e insegurança. Algumas pessoas ainda olham para a tecnologia como um mundo complicado e desconhecido. No entanto, conhecer as características da tecnologia e sua linguagem digital é importante para a inclusão na sociedade globalizada.
Nesse contexto, políticas públicas de inclusão digital devem ser norteadas por objetivos que incluam:
I. a inserção no mercado de trabalho e a geração de renda.
II. o domínio de ferramentas de robótica e de automação.
III. a difusão do conhecimento tecnológico.
Está CORRETO o que se afirma em:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são falsas.
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
A ideia segundo a qual todo ser humano, sem distinção, merece tratamento digno corresponde a um valor moral: os seres humanos. O pluralismo político, por exemplo, pressupõe um valor moral: os seres humanos têm o direito de ter suas opiniões, expressá-las e organizar-se em torno delas. Não se deve, portanto, obrigá-los a silenciar ou a esconder seus pontos de vista; vale dizer, são livres. Na sociedade brasileira, não é permitido agir de forma preconceituosa, presumindo a inferioridade de alguns (em razão de etnia, raça, sexo ou cor), sustentando e promovendo a desigualdade. Trata-se de um consenso mínimo, de um conjunto central de valores, indispensável à sociedade democrática: sem esse conjunto central, cai-se na anomia, entendida como ausência de regras ou com total relativização delas.
BRASIL. Ética e Cidadania. Brasília: MEC/SEB, 2007 (adaptado).
Com base nesse fragmento de texto, infere-se que a sociedade moderna e democrática
adota preceitos éticos e morais incompatíveis com o pluralismo político.
sustenta-se em um conjunto de valores pautados pela isonomia no tratamento dos cidadãos.
promove a anomia, ao garantir os direitos de minorias étnicas, de raça, de sexo ou de cor.
apoia-se em preceitos éticos e morais que fundamentam a completa relativização de valores.
admite o pluralismo político, que pressupõe a promoção de algumas identidades étnicas em detrimento de outras.
Os britânicos decidiram sair da União Europeia (EU). A decisão do referendo abalou os mercados financeiros em meio às incertezas sobre os possíveis impactos dessa saída.
Os gráficos a seguir apresentam, respectivamente, as contribuições dos países integrantes do bloco para a EU, em 2014, que somam 144,9 bilhões de euros, e a comparação entre a contribuição do Reino Unido para a EU e a contrapartida dos gastos da EU com o Reino Unido.

Considerando o texto e as informações apresentadas nos gráficos acima, assinale a opção correta.
A soma das participações dos três países com maior contribuição para o bloco econômico supera 60%.
A contribuição dos quatro maiores países do bloco somou 41,13%.
A contribuição do grupo “Outros países” para o bloco econômico foi superior à soma dos dois países com maior participação.
O percentual de participação do Reino Unido com o bloco econômico em 2014 foi de 17,8%, o que o colocou entre os quatro maiores participantes.
A diferença da contribuição do Reino Unido em relação ao recebido no bloco econômico de 38,94%.
A saída do Reino Unido da União Europeia, conhecida como Brexit – abreviação de British Exit –, representa uma demonstração de insatisfação de parte expressiva da população britânica com os rumos atuais da integração europeia. O referendo, realizado em 23 de junho de 2016, no entanto, marca apenas o começo de um processo que, em termos jurídicos, somente se iniciou nove meses depois, em 29 de março de 2017. O Brexit impõe consideráveis desafios jurídicos e políticos. Em termos jurídicos, devem ser considerados especialmente o Tratado da União Europeia e a legislação britânica pertinente, além de determinadas regras de direito internacional, mormente a Convenção de Viena sobre o Direito dos Tratados, de 1969. Politicamente, o atual governo britânico também busca consolidar uma posição que não prejudique seu poder de negociação sobre a maneira como se dará a saída britânica junto às instituições europeias.
SILVA, A. P. Brexit: desafios jurídicos internacionais, regionais e domésticos. Revista Jurídica da Presidência, v. 19 n. 117, fev./mai. 2017, p. 98-124 (adaptado).
Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
A retirada unilateral de um Estado da União Europeia não foi prevista no tratado da organização internacional, o que tornou necessária a revisão do tratado constitutivo para incorporar um novo artigo que tratasse do tema.
O Brexit pode impactar os acordos firmados pelo Reino Unido com terceiros Estados e sua condição de membro em organizações, uma vez que a União Europeia pode assinar tratados em nome de seus Estados-membros e participar de organizações internacionais.
Após a saída do bloco europeu, o Reino Unido poderá desenvolver suas relações comerciais de forma independente do bloco, o que impactará suas tarifas alfandegárias.
É correto o que se afirma em:
I, II e III.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
I, apenas.
III, apenas.
Hoje, o conceito de inclusão digital está intimamente ligado ao de inclusão social. Nesse sentido, o computador é uma ferramenta de construção e aprimoramento de conhecimento que permite acesso à educação e ao trabalho, desenvolvimento pessoal e melhor qualidade de vida.
(FERREIRA, J. R. et aI. Inclusão Digital. In: BRASIL. O Futuro da Indústria de Software: a perspectiva do Brasil. Brasília: MDIC/STI, 2004 – com adaptações)
Diante do cenário high tech (de alta tecnologia), a inclusão digital faz-se necessária para todos. As situações rotineiras geradas pelo avanço tecnológico produzem fascínio, admiração, euforia e curiosidade em alguns, mas, em outros, provocam sentimento de impotência, ansiedade, medo e insegurança. Algumas pessoas ainda olham para a tecnologia como um mundo complicado e desconhecido. No entanto, conhecer as características da tecnologia e sua linguagem digital é importante para a inclusão na sociedade globalizada.
Nesse contexto, políticas públicas de inclusão digital devem ser norteadas por objetivos que incluam:
I. a inserção no mercado de trabalho e a geração de renda.
II. o domínio de ferramentas de robótica e de automação.
III. a difusão do conhecimento tecnológico.
Está CORRETO o que se afirma em:
adota preceitos éticos e morais incompatíveis com o pluralismo político.
sustenta-se em um conjunto de valores pautados pela isonomia no tratamento dos cidadãos.
promove a anomia, ao garantir os direitos de minorias étnicas, de raça, de sexo ou de cor.
apoia-se em preceitos éticos e morais que fundamentam a completa relativização de valores.
admite o pluralismo político, que pressupõe a promoção de algumas identidades étnicas em detrimento de outras.
Os britânicos decidiram sair da União Europeia (EU). A decisão do referendo abalou os mercados financeiros em meio às incertezas sobre os possíveis impactos dessa saída.
Os gráficos a seguir apresentam, respectivamente, as contribuições dos países integrantes do bloco para a EU, em 2014, que somam 144,9 bilhões de euros, e a comparação entre a contribuição do Reino Unido para a EU e a contrapartida dos gastos da EU com o Reino Unido.

Considerando o texto e as informações apresentadas nos gráficos acima, assinale a opção correta.
A soma das participações dos três países com maior contribuição para o bloco econômico supera 60%.
A contribuição dos quatro maiores países do bloco somou 41,13%.
A contribuição do grupo “Outros países” para o bloco econômico foi superior à soma dos dois países com maior participação.
O percentual de participação do Reino Unido com o bloco econômico em 2014 foi de 17,8%, o que o colocou entre os quatro maiores participantes.
A diferença da contribuição do Reino Unido em relação ao recebido no bloco econômico de 38,94%.
A saída do Reino Unido da União Europeia, conhecida como Brexit – abreviação de British Exit –, representa uma demonstração de insatisfação de parte expressiva da população britânica com os rumos atuais da integração europeia. O referendo, realizado em 23 de junho de 2016, no entanto, marca apenas o começo de um processo que, em termos jurídicos, somente se iniciou nove meses depois, em 29 de março de 2017. O Brexit impõe consideráveis desafios jurídicos e políticos. Em termos jurídicos, devem ser considerados especialmente o Tratado da União Europeia e a legislação britânica pertinente, além de determinadas regras de direito internacional, mormente a Convenção de Viena sobre o Direito dos Tratados, de 1969. Politicamente, o atual governo britânico também busca consolidar uma posição que não prejudique seu poder de negociação sobre a maneira como se dará a saída britânica junto às instituições europeias.
SILVA, A. P. Brexit: desafios jurídicos internacionais, regionais e domésticos. Revista Jurídica da Presidência, v. 19 n. 117, fev./mai. 2017, p. 98-124 (adaptado).
Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
A retirada unilateral de um Estado da União Europeia não foi prevista no tratado da organização internacional, o que tornou necessária a revisão do tratado constitutivo para incorporar um novo artigo que tratasse do tema.
O Brexit pode impactar os acordos firmados pelo Reino Unido com terceiros Estados e sua condição de membro em organizações, uma vez que a União Europeia pode assinar tratados em nome de seus Estados-membros e participar de organizações internacionais.
Após a saída do bloco europeu, o Reino Unido poderá desenvolver suas relações comerciais de forma independente do bloco, o que impactará suas tarifas alfandegárias.
É correto o que se afirma em:
I, II e III.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
I, apenas.
III, apenas.
Hoje, o conceito de inclusão digital está intimamente ligado ao de inclusão social. Nesse sentido, o computador é uma ferramenta de construção e aprimoramento de conhecimento que permite acesso à educação e ao trabalho, desenvolvimento pessoal e melhor qualidade de vida.
(FERREIRA, J. R. et aI. Inclusão Digital. In: BRASIL. O Futuro da Indústria de Software: a perspectiva do Brasil. Brasília: MDIC/STI, 2004 – com adaptações)
Diante do cenário high tech (de alta tecnologia), a inclusão digital faz-se necessária para todos. As situações rotineiras geradas pelo avanço tecnológico produzem fascínio, admiração, euforia e curiosidade em alguns, mas, em outros, provocam sentimento de impotência, ansiedade, medo e insegurança. Algumas pessoas ainda olham para a tecnologia como um mundo complicado e desconhecido. No entanto, conhecer as características da tecnologia e sua linguagem digital é importante para a inclusão na sociedade globalizada.
Nesse contexto, políticas públicas de inclusão digital devem ser norteadas por objetivos que incluam:
I. a inserção no mercado de trabalho e a geração de renda.
II. o domínio de ferramentas de robótica e de automação.
III. a difusão do conhecimento tecnológico.
Está CORRETO o que se afirma em:
A soma das participações dos três países com maior contribuição para o bloco econômico supera 60%.
A contribuição dos quatro maiores países do bloco somou 41,13%.
A contribuição do grupo “Outros países” para o bloco econômico foi superior à soma dos dois países com maior participação.
O percentual de participação do Reino Unido com o bloco econômico em 2014 foi de 17,8%, o que o colocou entre os quatro maiores participantes.
A diferença da contribuição do Reino Unido em relação ao recebido no bloco econômico de 38,94%.
A saída do Reino Unido da União Europeia, conhecida como Brexit – abreviação de British Exit –, representa uma demonstração de insatisfação de parte expressiva da população britânica com os rumos atuais da integração europeia. O referendo, realizado em 23 de junho de 2016, no entanto, marca apenas o começo de um processo que, em termos jurídicos, somente se iniciou nove meses depois, em 29 de março de 2017. O Brexit impõe consideráveis desafios jurídicos e políticos. Em termos jurídicos, devem ser considerados especialmente o Tratado da União Europeia e a legislação britânica pertinente, além de determinadas regras de direito internacional, mormente a Convenção de Viena sobre o Direito dos Tratados, de 1969. Politicamente, o atual governo britânico também busca consolidar uma posição que não prejudique seu poder de negociação sobre a maneira como se dará a saída britânica junto às instituições europeias.
SILVA, A. P. Brexit: desafios jurídicos internacionais, regionais e domésticos. Revista Jurídica da Presidência, v. 19 n. 117, fev./mai. 2017, p. 98-124 (adaptado).
Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
A retirada unilateral de um Estado da União Europeia não foi prevista no tratado da organização internacional, o que tornou necessária a revisão do tratado constitutivo para incorporar um novo artigo que tratasse do tema.
O Brexit pode impactar os acordos firmados pelo Reino Unido com terceiros Estados e sua condição de membro em organizações, uma vez que a União Europeia pode assinar tratados em nome de seus Estados-membros e participar de organizações internacionais.
Após a saída do bloco europeu, o Reino Unido poderá desenvolver suas relações comerciais de forma independente do bloco, o que impactará suas tarifas alfandegárias.
É correto o que se afirma em:
I, II e III.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
I, apenas.
III, apenas.
Hoje, o conceito de inclusão digital está intimamente ligado ao de inclusão social. Nesse sentido, o computador é uma ferramenta de construção e aprimoramento de conhecimento que permite acesso à educação e ao trabalho, desenvolvimento pessoal e melhor qualidade de vida.
(FERREIRA, J. R. et aI. Inclusão Digital. In: BRASIL. O Futuro da Indústria de Software: a perspectiva do Brasil. Brasília: MDIC/STI, 2004 – com adaptações)
Diante do cenário high tech (de alta tecnologia), a inclusão digital faz-se necessária para todos. As situações rotineiras geradas pelo avanço tecnológico produzem fascínio, admiração, euforia e curiosidade em alguns, mas, em outros, provocam sentimento de impotência, ansiedade, medo e insegurança. Algumas pessoas ainda olham para a tecnologia como um mundo complicado e desconhecido. No entanto, conhecer as características da tecnologia e sua linguagem digital é importante para a inclusão na sociedade globalizada.
Nesse contexto, políticas públicas de inclusão digital devem ser norteadas por objetivos que incluam:
I. a inserção no mercado de trabalho e a geração de renda.
II. o domínio de ferramentas de robótica e de automação.
III. a difusão do conhecimento tecnológico.
Está CORRETO o que se afirma em:
I, II e III.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
I, apenas.
III, apenas.