DIDÁTICA


O pensamento pedagógico de Paulo Freire parte de alguns princípios que marcam, de forma clara e objetiva, o seu modo de entender o ato educativo:

 

[...]“não há docência sem discencia”, pois “quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender. ” (FREIRE, 2002, p.25)

[...]“ensinar não poderia ser uma mera transferência de conhecimento, mas, muito mais, uma criação de “possibilidades para a sua produção ou a sua construção. ” (FREIRE, 2002, p. 52)

[...]“ensinar inexiste sem aprender e vice-versa e foi aprendendo socialmente que, era possível ensinar que historicamente, homens e mulheres descobriram que podiam ensinar. ” (FREIRE, 2002, p.25,26).

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa-21ª Edição- São Paulo. Editora Paz e Terra, 2002.

 

Considerando as características do pensamento desse autor, analise as afirmações que se seguem.

 

I - Ensinar é um ato que envolve a reflexão sobre a própria prática.

II - Modificar a cultura originária é parte do processo educativo.

III - Superar a consciência ingênua é tarefa da ação educativa.

IV - Educar é um ato que acontece em todos os espaços da vida.

V - Educar é transmitir o conhecimento erudito e universalmente reconhecido.

 

Estão de acordo com o pensamento de Paulo Freire APENAS as afirmações:

 


I, III e IV apenas
I e II apenas
II e V apenas
I, IV e V apenas
I, II, III, IV e V

No texto “A prática do ensino de didática no Brasil: introduzindo a temática”, indicado como leitura obrigatória, OLIVEIRA e ANDRÉ (1997), afirmam que os estudos da Didática passam por 3 momentos a partir da 2ª metade do século XX: o didática numa perspectiva do liberalismo, da negação da Didática e da sua reconstrução numa perspectiva progressista.

 

A esse respeito, leia as afirmativas que se seguem:

 

I – A didática centrada em fornecer subsídios metodológicos ao professor com o objetivo de ensinar bem, sem se perguntar a serviço do que e de quem se ensina são próprias da perspectiva Progressista.

 

II – Se houve um momento de negação da Didática, podemos dizer que na atualidade ela caracteriza-se por discutir tanto as questões técnico-metodológico, quanto ideológico e epistemológico do processo de ensinar e aprender.

 

III – Enquanto professores que se preocupam com a formação dos educandos que seja menos opressiva, dominadora e excludente devemos fazer uso da didática que valoriza os aspectos técnicos do ensino.

 

IV – Podemos afirmar que a didática na perspectiva progressista está mais afeita aos compromissos com a democratização da escola pública, com os interesses das classes populares.

 

V – A didática progressista entende que os professores devem aprender e usar dos aspectos técnicos do ensino, entretanto devem, também, possuir uma compreensão mais ampla e crítica da realidade do ensino, buscando explica-la a luz do contexto que a produz.

 

 

As afirmativas CORRETAS estão contidas em:


Apenas II, IV e V são corretas
Apenas I e II são corretas
Apenas III e IIV são corretas
Apenas II e III são corretas
Apenas I, III e IV são corretas

Conforme foi apresentado no decorrer de nossos estudos, assinale na alternativa abaixo aquela que melhor representa o que vem a ser a Pedagogia.

 


É um campo de estudo importante, que tem como objetivo científico refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem e os diversos elementos condicionantes da prática educativa.
É uma construção cultural, que relaciona-se com experiências escolares que giram em torno do conhecimento.
Normatiza quais atitudes e padrões de comportamento geram melhor êxito, na relação com as finalidades educacionais estabelecidas nos contextos educativos.
É a ciência que estuda a natureza e as finalidades da educação, bem como as metodologias apropriadas para a formação das novas gerações.
É o espaço de vivência de nossas escolas.

Em relação as três dimensões do processo de ensino e aprendizagem: humana, sociopolítica e técnica, podemos afirmar CORRETAMENTE que:

 


A dimensão mais importante é a humana, uma vez que as relações estabelecidas entre aluno-aluno e aluno-professor é o único aspecto definidor e relevante no processo de ensino-aprendizagem.
O processo de ensino – aprendizagem possui caráter multidimensional, assim estas três dimensões devem articular entre si, sendo que uma não pode ser desconsiderada em função das demais.
As dimensões mais importantes são a sociopolítica e a técnica porque a primeira diz respeito aos aspectos relativos ao ensino e a segunda aos valores e saberes sociais a serem aprendidos, ou seja, a aprendizagem.
A dimensão sociopolítica é a mais importante das três dimensões, pois traz em si valores imprescindíveis para a formação de identidades;
A dimensão mais importante é a técnica, uma vez que se preocupa e diz respeito aos aspectos que envolve o desenvolvimento do ensino, do como fazer.

Você estudou que o trabalho com projetos é uma boa forma para desenvolver a interdisciplinaridade no cotidiano da escola.

Sendo assim, com base nos estudos realizados, leia as afirmativas a seguir:

 

I – O trabalho com projetos possibilita um grande envolvimento de todos os que estão inseridos no processo de ensino-aprendizagem, na prática cotidiana.

II – O envolvimento de todos nos projetos torna possível a reflexão constante sobre a prática pedagógica, articulando experiências realizadas com o contexto vivenciado.

III – O trabalho com projetos no cotidiano da escola minimiza a necessidade de planejamento uma vez que a ação educativa está condicionada ao envolvimento de todos e de diferentes pontos de vista.

IV – O trabalho com projetos possibilita o desenvolvimento da interdisciplinaridade, entretanto não são todos os temas que podem ser trabalhados por meio de projetos, assim como há limites e limitações a serem respeitadas para aprender.

 

As afirmativas CORRETAS estão contidas em:


II e IV apenas.
III e IV apenas;
I e III apenas;
 II e III apenas;
I e II apenas;

Em relação ao tema transversal Saúde, não deve ser trabalhado somente no que diz respeito aos nomes dos órgãos, ao funcionamento do organismo e às doenças.

PORQUE

Crianças e adolescentes precisam mudar seu comportamento para ter uma vida saudável e sabemos que apenas as informações não bastam. É preciso trabalhar a saúde como um valor e não apenas como ausência da doença.

 

A respeito destas asserções, assinale a alternativa correta:


As duas asserções são proposições verdadeiras mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Tanto a primeira como a segunda asserções, são proposições falsas.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.

Comenius, em sua obra “Didática Magna” explicita uma proposta de reforma da escola e do ensino, lançando as bases para uma pedagogia que prioriza a “arte de ensinar tudo a todos”. Como toda proposta, carrega aspectos de mudanças, mas também, de permanências.

Pensando nas PERMANÊNCIAS  em Comenius, assinale a alternativa CORRETA:

 


Em sua obra aborda o movimento renovador já existente na sociedade feudal de valorização do homem individual.
A ideia difusão do conhecimento para todos, em que a educação é tida como direito natural de todos.
Reforça em sua obra a continuidade de criação de uma teoria do ensino, o que já era existente até então.
Embora buscasse adaptar o ensino as fases do desenvolvimento infantil, mantinha-se o ensino simultâneo e o método único.
Contempla princípios e regras do ensino com ideias avançadas para a prática pedagógica, princípios estes que já eram praticados na escola de então – a escolástica.  

A multidisciplinaridade acontece quando um tema é abordado por diversas disciplinas sem uma relação direta sobre elas. Por exemplo se for um estudo para falar sobre o Cristo Redentor, a Geografia trabalhará sobre a localização; as Artes mostrarão por quem a escultura foi criada, e porque ela está ali; as Ciências tratarão sobre a vegetação que existe onde o Cristo Redentor está; a Matemática sobre a altura e o peso da escultura. Isso tudo especificamente dentro de cada área sem uma interligação entre elas.

Na interdisciplinaridade duas ou mais disciplinas relacionam seus conteúdos para aprofundar o conhecimento. Sendo assim, o professor de Geografia ao falar sobre a localização do Cristo Redentor, poderá utilizar-se de uma música ou texto poético, bem como o professor de Ciências analisará a história da ocupação da cidade para entender os impactos ambientais do entorno, etc.

Abaixo são apontados alguns passos que são necessários para que um trabalho possa se consolidar como interdisciplinar. São eles:

 

I - Partir de um problema de interesse geral e usar as disciplinas para compreender os detalhes.

II - Incluir no planejamento ideais e sugestões dos alunos.

III - Como professor especialista (em matemática, português ou outra disciplina), você tem a função de ser um consultor da turma, tirando dúvidas em relação à sua disciplina.

IV -Fazer um planejamento levando em conta os conceitos que podem ser abordados pelas diferentes disciplinas.

V - Apresentar seu planejamento anual e despertar a discussão nas reuniões pedagógicas buscando aqueles que gostariam de fazer parcerias.

São corretos os passos contidos na alternativa:

 


apenas III e V
apenas IV e V
I, II, III, IV e V
apenas I, II e III
apenas I e II
A Pedagogia é uma ciência que estuda a natureza e as finalidades da educação. Quando pensamos nas questões de ensinar e aprender, pensamos o que se lê nas afirmativas a seguir: I – são práticas sociais comuns e acontecem em outros âmbitos e instituições sociais. II – nas ações mais corriqueiras do cotidiano, podemos estar envolvidos com estes processos, mesmo que não tenhamos percepção disso. III – são ações únicas e restritas da escola porque ensinar e aprender envolve somente professor e o aluno. IV – estão presentes nas relações humanas uma vez que o ato educativo acontece entre pessoas.   As afirmativas CORRETAS estão contidas em:

 Apenas I, II e III são corretas;
Apenas II, III e IV são corretas.
Apenas II e III são corretas;
Apenas I, II e IV são corretas;
 Apenas I e II são corretas;
Podemos dizer que o planejamento é uma ação de organização, fundamental a toda ação educacional. PORQUE É um conjunto de ações que são preparadas tendo em vista um determinado objetivo. É “um conjunto de ações coordenadas, visando atingir os resultados previstos de forma mais eficiente e econômica” (Luckesi, 1992, p.121).   A respeito destas asserções, assinale a alternativa correta:

A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
Tanto a primeira como a segunda asserções, são proposições falsas.
As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.